Published On:terça-feira, 13 de março de 2012
Posted by salatiel

Enersul quer reajustar energia em 7,25%


 
Empresários que precisam manter freezers e câmaras frias já começam a planejar alternativas

De acordo com a ANEEL, no dia 3 de abril sua diretoria colegiada se reúne para deliberar sobre a solicitação da empresa estadual. Se o reajuste for aprovado, passa a valer a partir do dia 8 do próximo mês. 

A Enersul divulgou um comunicado no qual justifica o possível aumento nos valores cobrados. Dentre os motivos, foi elencado o “Índice de Reajuste Econômico de 4,69%, sendo 2,72% relativos ao reajuste de itens não gerenciáveis pela empresa, como energia comprada, encargos setoriais e transporte de energia; e, 1,97% relativos aos itens gerenciáveis, quais sejam: operação, manutenção e ampliação do sistema elétrico e do atendimento”. 
Outra alegação da empresa estadual para reaver os custos da energia elétrica diz respeito aos componentes financeiros de 2,56%, “que incorporam programas oficiais na tarifa, como subsídios para consumidores de baixa renda, geração renovável, irrigação e programa Luz para Todos, entre outros”, 
Além disso, também há a justificativa de que “os componentes financeiros que haviam sido incorporados no reajuste tarifário de 2011 devem ser deduzidos, os quais representaram o percentual 4,18%, resultando, assim, um impacto médio no valor final da conta de energia elétrica em 3,07%”. 
Entre os consumidores de energia elétrica a possibilidade de reajuste não foi bem recebida. Para Bruce Louvera, por exemplo, é difícil encontrar alternativas para absorver os altos custos. O empresário de 27 anos possuiu uma conveniência em Dourados e gasta em média R$ 1.200 mensais para manter seis freezers e uma câmara fria. “Provavelmente vai ter que ser repassado [o reajuste] para o consumidor”, avalia. 
E essa possibilidade também é cogitada por Cecília Sandi. Proprietária de uma sorveteria, ela gasta mais de R$ 1.000 por mês para manter 11 freezers. Além disso, tem os custos de duas câmaras frias na fábrica de sorvetes da família. “Nossa energia é muito cara. A gente costuma fazer um rodízio no inverno para tentar economizar”, explica, ressaltando a necessidade de “diminuir despesas” para não comprometer o orçamento.

About the Author

Posted by salatiel on terça-feira, março 13, 2012. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel on terça-feira, março 13, 2012. Filed under , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Enersul quer reajustar energia em 7,25%"

Leave a reply

DESTAQUE

Atendendo Salatiel, Prefeitura Faz Manutenção de Ruas da Área Industrial

A prefeitura Municipal de Sete Quedas realizou o patrolamento das ruas que dão acesso aos lotes da Área Industrial do município. ...

V Í D E O S

V Í D E O S
Juntos Por Sete Quedas - Salatiel Da Rádio Acompanha Construção de Moradias Em Sete Quedas

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO