Published On:sexta-feira, 9 de março de 2012
Posted by JORNAL EDUCADORA

Fifa adia visita de Valcke ao Brasil para depois de reunião com Dilma

Crise entre entidade e governo começou após fala polêmica de Valcke.

Na quinta (8), Brasil aceitou desculpas e disse que Dilma encontrará Blatter.

Do G1, em Brasília

Nesta quinta, o Ministério do Esporte anunciou que o governo brasileiro aceitou os pedidos de desculpas da Fifa após declaração de Valcke de que o Brasil precisava de um "pontapé no traseiro". Valcke criticava a demora para a aprovação da Lei da Copa no Congresso e atrasos nos preparativos para o evento, em 2014, no Brasil.
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) informou nesta sexta-feira (9) que a visita que o secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, faria na semana que vem a Recife, Brasília e Cuiabá, cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, será adiada para depois do encontro entre o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e a presidente Dilma Rousseff.
Nota no site da Fifa indica que a visita, que seria acompanhada por Ronaldo e Bebeto, será "reagendada". A federação diz ainda que Blatter "escreveu pessoalmente" uma carta para Dilma "com o objetivo de marcar uma data para a reunião acordada". "Tal ato dá sequência à confirmação da reunião feita pelo Ministro do Esporte em sua carta de ontem [quinta]."
O ministério também informou que a presidente Dilma Rousseff receberá em audiência o presidente da Fifa "em data a ser marcada" pelo Cerimonial da Presidência. Na carta a Blatter, Aldo pede "que episódios como este não podem se repetir, em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil".
No Rio, onde o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou nesta sexta obras do estádio do Maracanã, assessoria de imprensa do ministério disse que ele não vai comentar o episódio, mas que ocorreu apenas o reagendamento da visita.
Interlocutor
As cartas enviadas pelo ministério à Fifa, divulgadas por volta das 17h desta quinta, não deixam claro se Valcke será mantido como interlocutor para assuntos relacionados à Copa.
A assessoria de imprensa da pasta informou que Aldo aceita que Valcke continue como interlocutor. Mas disse que se trata de uma decisão da Fifa, que só deve ser anunciada após encontro entre Blatter e as autoridades brasileiras.
À noite, Aldo foi questionado por jornalistas sobre o episódio após participar de uma reunião entre Dilma e o Comitê Olímpico Internacional. Ele evitou confirmar se Valcke seria aceito novamente como interlocutor da Fifa com o governo.
"O que eu tinha que dizer sobre esse episódio, que eu não desejei, que eu não procurei, eu já disse em uma entrevista coletiva, em uma carta que enderecei ao presidente da Fifa, em outra carta ao secretário e outra ao presidente. E não vou alimentar nenhuma especulação sobre esse episódio", disse o ministro.
Sobre a audiência que Blatter pediu com a presidente Dilma para a próxima semana, Aldo afirmou: "Eu não recebi sequer a confirmação da visita da representação da Fifa ao Brasil no começo da próxima semana". Mais uma vez, evitou dizer se Valcke estará presente à reunião.
Crise
A crise entre Brasil e Fifa começou após a divulgação, na última sexta (2), de que Jérôme Valcke disse que o Brasil precisava de "pontapé no traseiro", na tradução da expressão em inglês "kick up in the backside".
No sábado (3), após a divulgação da declaração, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, convocou a imprensa para dizer que o governo brasileiro não mais aceitaria Valcke como interlocutor para assuntos da Copa.
Depois, em carta enviada ao governo brasileiro nesta segunda (5), Valcke explicou que a expressão foi utilizada em francês, "se donner un coup de pied aux fesses", e significa apenas "acelerar o ritmo". No mesmo dia, o governo enviou pedido oficial para Fifa para afastar Valcke das negociações com o Brasil.
No dia seguinte, o próprio presidente da Fifa também pediu desculpas e solicitou uma audiência com Aldo Rebelo e a presidente Dilma Rousseff. Na resposta a Blatter, Aldo Rebelo afirma que o Cerimonial da Presidência da República agendará o encontro.


About the Author

Posted by JORNAL EDUCADORA on sexta-feira, março 09, 2012. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By JORNAL EDUCADORA on sexta-feira, março 09, 2012. Filed under , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Fifa adia visita de Valcke ao Brasil para depois de reunião com Dilma"

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Agradece Administração Por Atender Sua Solicitação Em Posto de Saúde

O Vereador Salatiel da Rádio Agradeceu a Administração Municipal, que através do Prefeito Chico Pirolli atendeu sua solicitação que p...

V Í D E O S

V Í D E O S
Juntos Por Sete Quedas - Salatiel Acompanha Operação Tapa Buraco Entre Sete Quedas e Tacuru

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO