Published On:quarta-feira, 7 de março de 2012
Posted by JORNAL EDUCADORA

Grupo protesta contra mudanças no Código Florestal

Manifestantes ocuparam ruas de Brasília na manhã desta quarta (7).

Câmara dos Deputados analisa Código Florestal na semana que vem.


Manifestante surfa nos espelhos d´água do Congresso durante protesto contra o Código Florestal (Foto: Pedro Ladeira / AFP Photo)Manifestante surfa nos espelhos d´água do Congresso durante protesto contra o Código Florestal (Foto: Pedro Ladeira / AFP Photo)

Representantes de movimentos sociais realizaram um protesto em frente ao Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira (7) contra alterações ao Código Florestal, que trata da preservação ambiental em propriedades rurais. O manifesto prejudicou o trânsito no centro de Brasília.

Protesto contra o Código Florestal pede que a presidente DIlma Rousseff vete o Código Florestal (Foto: Natalia Godoy / G1)Protesto contra o Código Florestal pede que a presidente DIlma Rousseff vete o Código Florestal (Foto: Natalia Godoy / G1)
l

Na terça, a Câmara adiou para a próxima semana a votação do projeto que modifica o Código Florestal por falta de acordo em torno de trechos polêmicos do texto, aprovado no ano passado pelo Senado.

Na manhã desta quarta, o relator do projeto na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), apresenta o texto final da proposta em reunião fechada.

Participam do protesto cerca de 250 organizações ambientalistas, de pescadores e de camponeses. Para o analista da ONG WWF, Kenzo Jucá, o projeto que está sendo apresentado no Congresso é prejudicial para as florestas.

"É um projeto que faz o Brasil perder a sua principal vantagem comparativa no mundo, que é a sua biodiversidade, e a possibilidade de aliar desenvolvimento com preservação e conservação", disse Jucá.

Protesto interditou três faixas na Esplanada e prejudicou trânsito (Foto: Natalia Godoy / G1)Protesto interditou três faixas na Esplanada e prejudicou trânsito (Foto: Natalia Godoy / G1)

Os manifestantes pretendem montar um banner vivo com a mensagem “Veta Dilma” – um pedido para que a presidente vete a proposta do código no caso de aprovação pelo Congresso.

Parte dos manifestantes protestou contra artigos do novo Código Florestal que tira proteção de manguezais (Foto: Beto Oliveira/Agência Câmara)Parte dos manifestantes protestou contra artigos do novo Código Florestal que tiram proteção de manguezais (Foto: Beto Oliveira/Agência Câmara)

Votação
Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), uma reunião entre os líderes da base está marcada para a tarde desta quarta-feira (7) para analisar o relatório de Paulo Piau.

"A base aliada está firme. Vamos discutir amanhã e votar na terça [13]. É bom ter paciência para votar. É bom ouvir as pessoas. A rigor, nós temos o mês de março todinho para votar. Se fosse para votar hoje, nós ganharíamos, mas estamos construindo este acordo, e inclusive há um pedido do governo para construirmos este acordo", afirmou o líder.

Para o deputado Paulo Piau, levar o projeto à votação sem acordo entre os líderes partidários pode trazer um "prejuízo". "A nossa preocupação é pedir [...] uma semana para a gente acabar de amadurecer duas coisas: a área de preservação permanente e aplicação do código na área urbana, dois pontos em que ainda falta acordo mínimo", disse o relator.

About the Author

Posted by JORNAL EDUCADORA on quarta-feira, março 07, 2012. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By JORNAL EDUCADORA on quarta-feira, março 07, 2012. Filed under , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Grupo protesta contra mudanças no Código Florestal"

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Solicita Ar Condicionado Para Escolas Rurais e Cadeiras de Rodas para APAE

O vereador Salatiel da Radio esteve em viajem para Campo Grande, onde esteve visitando vários gabinetes na Capital do Estado, onde protoc...

V Í D E O S

V Í D E O S
Juntos Por Sete Quedas - Salatiel Acompanha Operação Tapa Buraco Entre Sete Quedas e Tacuru

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO