Published On:sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Posted by JORNAL EDUCADORA

Índios invadem duas fazendas em Paranhos

Índios invadem duas fazendas em Paranhos

Grupos de indígenas Guarani e Kaiowá invadiram na manhã de hoje duas fazendas em Paranhos no Cone Sul do Estado. Os invasores expulsaram os produtores rurais das áreas. Houve reação dos produtores que teriam atirado nos índios invasores.

Não há relatos de feridos. A Igreja Católica, através do Conselho Indigenista Missionário, orgão acusado pelos produtores de incentivar invasões de propriedades rurais e o conflito entre índios e produtores na região, disse que há um índio desaparecido.

A Polícia Federal e a Força Nacional já estão no local. A Polícia Federal informa que a equipe de policiais federais está apurando o movimento e se necessário deverá ser deslocado reforços para a região.

Os índios estão reivindicando uma área de 7,175 hectares, que foi homologada em 21 de dezembro de 2009 pela presidência da República. Eles denominam a área como território Arroio-Korá.

Os indígenas ocuparam a área às 5 horas da manhã e o clima na região está tenso, segundo o coordenador do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Flávio Vicente Machado, que está acompanhando o caso.

Os índios reivindicam que o governo retire os proprietários legais da área e revoguem a portaria 303 da AGU (Advocacia Geral da União), que pede a revisão de todos os processos de demarcação de terras indígenas no país e, segundo Flávio Machado, pode até impedir novas demarcações.

Segundo a Igreja Católica, os índios protestam também contra a morte recente de três de suas lideranças, Genivaldo e Rolindo Vera, mortos na fazenda São Luíz; e Nísio Gomes que está desaparecido desde o conflito ocorrido em novembro do ano passado.

Há um grupo grande de indígenas ocupando também a sede da AGU em Brasília neste momento, protestando também pela revogação da portaria 303.

About the Author

Posted by JORNAL EDUCADORA on sexta-feira, agosto 10, 2012. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By JORNAL EDUCADORA on sexta-feira, agosto 10, 2012. Filed under , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Índios invadem duas fazendas em Paranhos"

Leave a reply

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

GANHE DINHEIRO - CLICKE AQUI

OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Salatiel Acompanha Obra que Finaliza 100% de Pavimentação no Jardim Carimbó

O Vereador Salatiel da Rádio, esteve visitando as obras de pavimentação asfáltica que estão em andamento no Jardim Ca...

V Í D E O S

V Í D E O S
VÍDEO - PASSEANDO POR SETE QUEDAS - PARTE II

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA COM O CANTOR MARCELO TEODORO

    ARQUIVO