Published On:quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Posted by JORNAL EDUCADORA

Ônibus da Saúde visita Iguatemi

 

Iguatemi
De fora parece comum, poderia até passar batido se não fosse pelas cores marcantes da Cassems, o azul e o vermelho, ou ainda pelas logomarcas de importantes parceiros que também abraçaram a causa. Mas, internamente, o “Ônibus da Saúde” conta com equipamentos de última geração, salas de exames ginecológicos, mamografias, consultório médico e centro cirúrgico para procedimentos de pequena e média complexidade.

Sobretudo, a unidade móvel leva esperança e tranquilidade à população do interior do Estado, facilitando o acesso a exames e prevenindo doenças como o câncer. A unidade móvel que atende tanto as beneficiárias da Cassems, quanto os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), estará estacionada neste sábado (29), a partir das 7 horas, na Rua Gilson Andrade Moreira, 103 – Centro.

Além de uma estrutura moderna, o programa conta com uma equipe especializada, experiente e muito atenciosa. Cerca de 80 profissionais se envolvem para dar andamento ao programa, desses, doze profissionais acompanham o ônibus, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

As consultas são agendadas previamente pela equipe da Cassems e pelo SUS municipal. A seleção dos pacientes é realizada conforme a necessidade. O tempo de atraso dos exames é um dos elementos fundamentais na hora da escolha.

Em menos de um ano, esse o programa já apresenta saldo positivo. Criado em outubro de 2011, percorreu 19 municípios e já atendeu mais de três mil pessoas. Tudo isso só é possível graças a parceria entre a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e o Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

O Câncer do colo de útero é o segundo mais comum em mulheres no Brasil. É uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, daí a importância em realizar a prevenção. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram, aproximadamente, 18 mil novos casos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano com mais de 230 mil mortes.

Segundo o coordenador do projeto, Fabrício Colacino Silva, até hoje cerca de 170 pessoas apresentaram traços da doença, sendo 60% de colo de útero e 40% de mama. “Se diagnosticada no início, o câncer tem maiores chances de cura e o que fazemos aqui é justamente o diagnóstico precoce”, explica.

Ele salienta que, além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o projeto e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma. “Não deixamos a desejar a nenhum grande centro no mundo, oferecendo um tratamento digno, humanizado e com garantia de retorno”, disse o oncologista.

O presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, acredita que o “Ônibus da Saúde” traz felicidade para as pessoas. “Este é um projeto que traz, acima de tudo, celebração da vida, e, sendo assim, ele leva felicidade a toda a população de Mato Grosso do Sul”, conta Ayache.

Fonte: Assessoria

About the Author

Posted by JORNAL EDUCADORA on quarta-feira, setembro 26, 2012. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By JORNAL EDUCADORA on quarta-feira, setembro 26, 2012. Filed under , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Ônibus da Saúde visita Iguatemi"

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Solicita a Estado a Volta da Emissão de Carteira de Identidade no Município

Vereador Salatiel da Radio no Gabinete da Vice-Governadora Rose Modesto O vereador Salatiel da Radio encaminhou oficio a Vice-Governado...

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO