Published On:sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Posted by JORNAL EDUCADORA

Sindicato Rural acusa FUNAI de invadir fazendas em Tacuru



Clique na Imagem para ampliá-la
Veja na íntegra o Boletim de Ocorrência registrado pelos produtores na Delegacia de Polícia Civil em Tacuru. (Fotos: Reprodução)
Vilson Nascimento
Pelo menos cinco produtores rurais, donos de propriedades no município de Tacuru, com respaldo do Sindicato Rural local, procuraram a Delegacia de Polícia Civil de Tacuru nessa quinta-feira, 25 de outubro, para registrar ocorrência contra a FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
Eles acusam o órgão federal de invadir propriedades sem determinação judicial e sem autorização dos proprietários, fazer registros fotográficos, bater pontos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e coletar dados das propriedades e dos proprietários através de entrevistas com funcionários sem nenhuma autorização legal.
De acordo com uma portaria baixada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), os membros da instituição ao quais os produtores se referem, são engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que estão realizando levantamentos de propriedades rurais da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul, compreendendo os municípios de Amambai, Tacuru e Paranhos, para fins de demarcações de terras indígenas.
Segundo o Sindicato Rural de Tacuru, na quinta-feira pela manhã os produtores mantiveram uma reunião com os integrantes do “GT” (Grupo de Trabalho) da FUNAI, onde exigiram dos técnicos, que trabalham sob escolta da Polícia Federal, os relatórios fotográficos e documentais, segundo os produtores, coletados ilegalmente nas propriedades, mas o acesso o material foi negado por parte da Fundação.
Diante “da situação, proprietários de cinco fazendas visitadas pelos integrantes do “GT”, as fazendas Ipacaraí, Alto Alegre, Estância Modelo, Fazenda Esperança e da Fazenda Pindorama, procuraram a Delegacia de Polícia Civil em Tacuru e registraram a ocorrência.
De acordo com o delegado titular de Polícia Civil no município, Dr. Eduardo de Lucena, o Boletim de Ocorrência foi registrado como “Preservação de Direito”.
Segundo o delegado o registro teve por objetivo apenas formalizar a questão e nenhum procedimento será instaurado pela Polícia Civil, já que cabe aos produtores acionarem a Justiça por meios próprios.
Fonte: A Gazeta News

About the Author

Posted by JORNAL EDUCADORA on sexta-feira, outubro 26, 2012. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By JORNAL EDUCADORA on sexta-feira, outubro 26, 2012. Filed under , , , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Sindicato Rural acusa FUNAI de invadir fazendas em Tacuru"

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Agradece Administração Por Atender Sua Solicitação Em Posto de Saúde

O Vereador Salatiel da Rádio Agradeceu a Administração Municipal, que através do Prefeito Chico Pirolli atendeu sua solicitação que p...

V Í D E O S

V Í D E O S
Juntos Por Sete Quedas - Salatiel Acompanha Operação Tapa Buraco Entre Sete Quedas e Tacuru

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO