Sindicato Rural acusa FUNAI de invadir fazendas em Tacuru

Posted by JORNAL EDUCADORA | sexta-feira, 26 de outubro de 2012 | Posted in , , , ,



Clique na Imagem para ampliá-la
Veja na íntegra o Boletim de Ocorrência registrado pelos produtores na Delegacia de Polícia Civil em Tacuru. (Fotos: Reprodução)
Vilson Nascimento
Pelo menos cinco produtores rurais, donos de propriedades no município de Tacuru, com respaldo do Sindicato Rural local, procuraram a Delegacia de Polícia Civil de Tacuru nessa quinta-feira, 25 de outubro, para registrar ocorrência contra a FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
Eles acusam o órgão federal de invadir propriedades sem determinação judicial e sem autorização dos proprietários, fazer registros fotográficos, bater pontos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e coletar dados das propriedades e dos proprietários através de entrevistas com funcionários sem nenhuma autorização legal.
De acordo com uma portaria baixada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), os membros da instituição ao quais os produtores se referem, são engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que estão realizando levantamentos de propriedades rurais da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul, compreendendo os municípios de Amambai, Tacuru e Paranhos, para fins de demarcações de terras indígenas.
Segundo o Sindicato Rural de Tacuru, na quinta-feira pela manhã os produtores mantiveram uma reunião com os integrantes do “GT” (Grupo de Trabalho) da FUNAI, onde exigiram dos técnicos, que trabalham sob escolta da Polícia Federal, os relatórios fotográficos e documentais, segundo os produtores, coletados ilegalmente nas propriedades, mas o acesso o material foi negado por parte da Fundação.
Diante “da situação, proprietários de cinco fazendas visitadas pelos integrantes do “GT”, as fazendas Ipacaraí, Alto Alegre, Estância Modelo, Fazenda Esperança e da Fazenda Pindorama, procuraram a Delegacia de Polícia Civil em Tacuru e registraram a ocorrência.
De acordo com o delegado titular de Polícia Civil no município, Dr. Eduardo de Lucena, o Boletim de Ocorrência foi registrado como “Preservação de Direito”.
Segundo o delegado o registro teve por objetivo apenas formalizar a questão e nenhum procedimento será instaurado pela Polícia Civil, já que cabe aos produtores acionarem a Justiça por meios próprios.
Fonte: A Gazeta News

Foragido é recapturado após troca de tiros em Sete Quedas

Posted by JORNAL EDUCADORA | | Posted in , , , ,



Clique na Imagem para ampliá-la
O foragido da cadeia de Sete Quedas, Fabiano dos Santos, o “Bid”. Ele foi recapturado na tarde dessa sexta-feira após trocar tiros com policiais na cidade da fronteira. (Fotos: Divulgação/A Gazetanews)
Vilson Nascimento
Um foragido da cadeia pública local foi recapturado após ser ferido na cabeça ao trocar
tiros com policiais na tarde dessa sexta-feira (26) em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai.
Fabiano dos Santos Gonçalves, o “Bid”, de 24 anos, acusado de envolvimento em assaltos e furtos em Sete Quedas no Brasil e no distrito de Pindoty Porã, no Paraguai, havia fugido, em companhia de mais quatro detentos, da cadeia pública local após serrar as grades da cela na noite da quarta-feira, 24 de outubro.
A captura
De acordo com a Polícia Civil, Fabiano foi recapturado durante uma operação conjunta envolvendo policiais civis e militares de Sete Quedas, na região do Bairro Faixão, aos fundos do Cemitério Municipal, onde estava escondido, segundo a polícia, em companhia de Mizael Quaresma, de 22 anos, comparsa de Bid nos crimes de roubo e furto, que também fugiu da cadeia na quarta-feira.
Segundo o delegado que comandou a operação, Dr. Eduardo Lucena, titular em Tacuru, mas que responde pelo expediente na Delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas, as investigações apontavam que após praticarem mais um  furto na noite dessa quinta-feira (25) na cidade, Mizael e Fabiano dos Santos estariam escondidos em uma restinga de mata aos fundos do cemitério.
De posse das informações, uma operação conjunta envolvendo policiais civis e militares realizou um cerco na região onde se deparou com os fugitivos.
De acordo com o delegado, ao notar a aproximação da polícia, a dupla teria efetuado disparos contra os policiais, que revidaram.
Durante a troca de tiros, Bid acabou atingido por um tiro cabeça, na altura da orelha e foi recapturado. Já seu comparsa, Mizael Quaresma, que segundo a polícia também estaria armado e teria atirado contra os policiais, conseguiu fugir em meio ao matagal.
Fabiano dos Santos, o “Bid”, foi socorrido pelos próprios policiais para um hospital em Sete Quedas, onde foi medicado.
Como o tiro atingiu de raspão e não provocava maiores riscos, ele liberado logo em seguida pela equipe médica e levado de volta para a cadeia pública de Sete Quedas, de onde havia fugido há dois dias.
De acordo com a Polícia Civil, durante a operação também foi apreendida uma espingarda calibre 22, segundo a polícia, utilizada por Bid para atirar contra os policiais, porções de drogas e também foi recuperada parte da mercadoria furtada pela dupla na noite anterior na cidade.
A polícia trabalha agora para localizar e recapturar o resto dos foragidos. As polícias, Civil e Militar de Sete Quedas solicitam a quem tiver informações sobre o paradeiro de algum dos foragidos para entrar encontrado pelos fones: (67) 3479-1480 (Polícia Civil) e (67) 3479-1460 ou no 190 (com a Polícia Militar). A identidade do denunciante será mantida em total anonimato pelas autoridades
Fonte: A Gazeta News

OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Atendendo Salatiel, Prefeitura Faz Manutenção de Ruas da Área Industrial

A prefeitura Municipal de Sete Quedas realizou o patrolamento das ruas que dão acesso aos lotes da Área Industrial do município. ...

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA AO PORTAL GIBA NOTICIAS SALATIEL APRESENTA PROPOSTAS PARA SETE QUEDAS

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO