Published On:terça-feira, 12 de março de 2013
Posted by salatiel

“FUNAI estimula conflitos de terras em MS”, diz Senador igueiró


Figueiró apresenta projeto para construir estradas em MSO senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) denunciou a atuação, que considera equivocada, da FUNAI na mediação dos conflitos entre indígenas e produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o problema fundiário tem sido denominado como “a questão palestina do estado”. Em discurso no Plenário, nesta terça-feira (12), Figueiró disse que a FUNAI tem atuado como a principal estimuladora dos confrontos de terras em MS.
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) denunciou a atuação, que considera equivocada, da FUNAI na mediação dos conflitos entre indígenas e produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o problema fundiário tem sido denominado como “a questão palestina do estado”. Em discurso no Plenário, nesta terça-feira (12), Figueiró disse que a FUNAI tem atuado como a principal estimuladora dos confrontos de terras em MS.
“A FUNAI diz agir conforme preceitos constitucionais, mas por meio de caminhos burocráticos obscuros, estimula comunidades indígenas a adotar o confronto como forma de luta pela terra”, disse.
Ao comentar como o processo demarcatório acontece em MS, Figueiró explicou que “a FUNAI faz a vistoria e a própria FUNAI emite o parecer sobre o trabalho que ela mesmo fez. Ela realiza o relatório antropológico e estabelece os motivos da demarcação de terra. Ou seja: é como se a raposa criasse as regras sobre como saqueará o galinheiro, sem qualquer contestação ou contraditório por parte dos donos das galinhas”, criticou.
O parlamentar pediu providências urgentes das autoridades federais porque, segundo ele, o clima está muito tenso e sob risco de uma tragédia iminente.
“Temos a impressão de que a cada acontecimento trágico, que não avançamos, que o radicalismo de ambos os lados é incontrolável. A cada morte que ocorre nas áreas de conflito – notadamente nos municípios do sul do Estado – mobilizam-se esforços para encontrar saídas institucionais”.
 Assessoria de imprensa

About the Author

Posted by salatiel on terça-feira, março 12, 2013. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel on terça-feira, março 12, 2013. Filed under , , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "“FUNAI estimula conflitos de terras em MS”, diz Senador igueiró"

Leave a reply

OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Salatiel Acompanha Obra que Finaliza 100% de Pavimentação no Jardim Carimbó

O Vereador Salatiel da Rádio, esteve visitando as obras de pavimentação asfáltica que estão em andamento no Jardim Ca...

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA AO PORTAL GIBA NOTICIAS SALATIEL APRESENTA PROPOSTAS PARA SETE QUEDAS

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO