Published On:sexta-feira, 8 de março de 2013
Posted by salatiel assis

População de Sete Quedas Para e Vai as Ruas Contra Demarcações


A população de Sete Quedas foi as ruas nesta sexta-feira, 08, para protestar contra as demarcações de terras que afetam o país e a região. Existe na região uma insegurança jurídica em que os estudos demarcatórios da Fundação Nacional do Índio (Funai) pretende transformar maior parte do território de vários municípios do Estado em reservas indígenas, no total 26 municípios do estado estão em estudo, num total de 12 milhões de hequitares, e o município de Sete Quedas que tem uma área total 83.374 hequitares pode perder 12.608, o que equivale a quase 15% da área do município.
No inicio da semana uma reunião foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com a participação de todos os seguimentos da sociedade. Estiveram presentes, ruralista, presidentes de entidades e associações, comerciante, classe política, e a comunidade m geral, onde foi montada a estratégia de mostrar ao estado e até ao pais a indignação da sociedade quanto a situação. Uma grande manifestação foi programa com a participação de toda a comunidade. “Vamos mostrar ao país que esta manifestação não e somente do produtor, mas sim de toda a comunidade” disse Orlando Vendramini, presidente do Sindicato Rural.
A cidade parou para a manifestação que contou com centenas de veículos dentre maquinários agrícola, veículos, motos, caminhões e animais, totalizando aproximadamente 400 veículos, com a apresentação de faixas com vários dizeres de indignação. A manifestação, foi bem aceita por todas as ruas onde passou. Estiveram participando representantes de vários municípios da região, como tacuru, Paranhos, Iguatemi, e também do município de Guaíra no Paraná. Dentre representantes de Sindicatos e classe política destas regiões.
O prefeito e o vice-prefeito de Sete Quedas, parabenizaram os organizadores do evento pela manifestação ordeira e pacifica que aconteceu na cidade, com a organização do Sindicato Rural. Estiveram presentes também vereadores de Sete Quedas e Tacuru, e presidentes de Sindicados e entidades de vários municípios da região.
“Nós vamos dar nosso grito de indignação quanto as demarcações, pelo código florestal nos levamos 25 mil pessoas a Brasília, e se for preciso, vamos levar mais 25 mil pela Demarcações indígenas também, para mostrar que estamos unidos pelos produtores que levam alimento a mesa do todos neste país” disse o presidente do Sindicato de Amambai, Diogo Peixoto.
Dentro os visitantes que estiveram presentes, a comitiva do Paraná ficou muito entusiasmada com a participação da comunida.“Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer a toda população de Sete Quedas pela manifestação nas ruas, foi lindo. O comercio fechou suas portas e colocaram faixas, em apoio e esse movimento. O que mostra o interesse de toda a cidade contra as demarcações. Se os indígenas tem seus direitos, onde estão os direitos do trabalhadores e produtores deste país”, comentou Silvanir presidente do Sindicato de Guaira.
“Graças a Deus fizemos uma manifestação pacifica, ordeira, e tenho certeza que ela vai mostrar ao estado e até ao país, que estamos dando nosso grito de indignação da cidade de Sete Quedas e toda a região quanto a demarcação. Ninguém e contra ao indígena, somos contra a forma que as demarcações estão acontecendo. Esse foi só nosso primeiro grito de indignação, vamos gritar ainda mais, até sermos ouvidos e atendidos” finalizou o presidente do Sindicato Rural de Sete Quedas.
Estava prevista uma manifestação indígena no município nesta data, mas segundo informações essa manifestação ficou adiada para o mês de abril.

fonte : salatiel assis



















About the Author

Posted by salatiel assis on sexta-feira, março 08, 2013. Filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel assis on sexta-feira, março 08, 2013. Filed under , , , , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

2 comentários for "População de Sete Quedas Para e Vai as Ruas Contra Demarcações"

  1. Paranhos já passou por isso. Nunca fui a favor e nunca serei, tirar terra de quem produz pra dar á um povo que vai fazer virar tudo quiçaça, nem o que eles mais gostam não cultivam, pega terra e constrói uma moradia, arruma uma sombra e dale tereré, trabalhar que é bom nada, enquanto isso a terra vai se acabando.

  2. parabens ao sr orlando que organizou essa manifestaçao de para chamar atençao dos governantes e do ministerio plubico

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel da Rádio. BOAS FESTAS....

V Í D E O S

V Í D E O S
Juntos Por Sete Quedas - Salatiel Acompanha Operação Tapa Buraco Entre Sete Quedas e Tacuru

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO