Published On:sábado, 23 de março de 2013
Posted by salatiel

Band Vem a Amambai Por Demarcações Indigenas

Equipe de jornalismo da emissora paulista esteve em Amambai para acompanhar de perto o drama das demarcações das propriedades rurais.

As informações coletadas sobre a demarcação de terras serão noticiadas durante a semana na programação jornalística da Rede Bandeirantes, no Jornal da Band e Jornal da Noite.

Um tema que antes parecia não ser de interesse das mídias nacionais tem se tornado pauta de grande repercussão. No início deste mês a equipe de jornalismo da TV Bandeirantes esteve em Amambai para colher informações de produtores, indígenas e autoridades locais, sobre as demarcações de terras e o que isso tem acarretado.
A vinda de uma equipe de jornalismo renomada a região Cone Sul do Mato Grosso do Sul mostra que, aos poucos, há uma atenção da mídia para os acontecimentos históricos recorrentes em nosso Estado. Injusto, na visão dos produtores rurais, que construíram suas vidas sobre as terras que vivem esse impasse. 
As informações coletadas sobre a demarcação de terras devem ser noticiadas durante a semana na programação jornalística da Rede Bandeirantes, no Jornal da Band (18h20 de MS) e Jornal da Noite (às 0h15 de MS).
O tema é de relevância à sociedade e não apenas à classe produtora da região. Todos devem acompanhar este noticiário. Apesar de ser um tema importante, já que pode ser um baque ao país genuinamente agrícola, grande parte da população no Brasil não tem conhecimento sobre as políticas de demarcação no país, e isso inclui o que Mato Grosso do Sul enfrenta. 
Mas, grosso modo, o que se sabe sobre demarcações, segundo o Governo Federal, é que sejam desapropriadas terras de produtores rurais para ‘devolve-las’ aos índios. Além do MS, outros Estados já passaram ou estão passando por este processo. É o caso de Mato Grosso, Pará, Roraima e outros.
No Estado de Mato Grosso, uma cidade inteira foi prejudicada com desapropriações. Além de pequenos produtores rurais terem de sair das terras, a população que vivia na área urbana também foi convidada a se retirar por conta das demarcações.  Atualmente, essas famílias vivem em colégios e ginásios e são mantidos por doações.
No Rio Grande do Sul também existem projetos de demarcação que já estão sendo postos em prática, contudo nada do que aconteceu ou está acontecendo foi notícia na mídia nacional.
Fonte: Assessoria Sindicato Rural de Amambai

About the Author

Posted by salatiel on sábado, março 23, 2013. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel on sábado, março 23, 2013. Filed under , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Band Vem a Amambai Por Demarcações Indigenas"

Leave a reply

OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Salatiel Acompanha Obra que Finaliza 100% de Pavimentação no Jardim Carimbó

O Vereador Salatiel da Rádio, esteve visitando as obras de pavimentação asfáltica que estão em andamento no Jardim Ca...

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA AO PORTAL GIBA NOTICIAS SALATIEL APRESENTA PROPOSTAS PARA SETE QUEDAS

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO