Published On:segunda-feira, 22 de abril de 2013
Posted by salatiel assis

Horacio Cartes é eleito presidente do Paraguai Pelo Partido Colorado

Órgão eleitoral diz que ele venceu com diferença de 10 pontos percentuais. Milionário de 56 anos é dono de empresas e de time de futebol.


Horacio Cartes (de camisa branca) comemora o resultado das eleições Paraguai. Ele foi eleito o novo presidente do país (Foto: Mario Valdez/Reuters) O candidato do Partido Colorado, Horacio Cartes, foi eleito presidente do Paraguai nas eleições realizadas no país neste domingo (21). De acordo com o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), ele venceu com uma diferença de 9 a 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado Efraín Alegre, do Partido Liberal. A apuração dos votos ainda não foi concluída. Às 23h23, o site do TSJE informava que 99,26% dos votos para presidente tinham sido apurados, com 45,8% para Cartes e 36,94% para Alegre.
Em seu discurso de vitória, Cartes reafirmou seu compromisso eleitoral de dar "um novo rumo ao Paraguai".
O triunfo de Cartes devolve o poder aos colorados, que deixaram o comando do país em 2008 depois de 60 anos, quando uma coalizão de centro-esquerda liderada pelo ex-bispo católico Fernando Lugo os derrotou em uma alternância histórica no Paraguai.

Horacio Cartes é eleito no Paraguai. Mais cedo no microblog Twitter, Cartes agradeceu aos eleitores paraguaios pelo "comportamento exemplar" durante as eleições "apesar das diferenças". "E, sobretudo, obrigado a Deus por me dar esta oportunidade de fazer algo pelo meu país!". 
Uma hora antes da divulgação do resultado oficial das eleições do país, Alegre assumiu sua derrota para o concorrente Colorado. "Fizemos um esforço extraordinário. Não foi possível vencer", admitiu o liberal.
O novo presidente será empossado apenas em 15 de agosto, para um mandato de cinco anos.
Além de escolher o novo presidente, os paraguaios foram às urnas para escolher também o novo vice-presidente, membros do Congresso bicameral e as autoridades departamentais para os próximos cinco anos.
Os simpatizantes do Partico Colorado saíram nas ruas para comemorar a vitória ainda na tarde deste domingo, após pesquisa boca de urna dar vitória a Cartes.
Esta foi a para primeira eleição presidencial no Paraguai após o impeachment do presidente Fernando Lugo, que teve o mandato cassado em processo de menos de 36 horas em junho de 2012.
Primeira candidatura de Cartes
Milionário de 56 anos, liderou as pesquisas eleitorais com cerca de 40% dos votos. Estudou nos Estados Unidos e é dono de um conglomerado de empresas que atuam principalmente no campo de cigarros, além de um time de futebol. É suspeito de envolvimento com o narcotráfico e contrabando, além de compra de apoio político. Esta é sua primeira candidatura. Foi apontado por Fernando Lugo como possível mentor do processo que causou seu impeachment. Separado, tem três filhos.
Antes de se filiar ao Partido Colorado há quatro anos, Cartes nunca havia sequer votado em uma eleição, de acordo com a agência Reuters.
Simpatizantes do Partido Colorado comemoram vitória de Cartes em frente ao comitê do novo presidente paraguaio (Foto: Mario Valdez/Reuters)Simpatizantes do Partido Colorado comemoram vitória de Cartes em frente ao comitê do novo presidente 

About the Author

Posted by salatiel assis on segunda-feira, abril 22, 2013. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel assis on segunda-feira, abril 22, 2013. Filed under , , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Horacio Cartes é eleito presidente do Paraguai Pelo Partido Colorado"

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Agradece Administração Por Atender Sua Solicitação Em Posto de Saúde

O Vereador Salatiel da Rádio Agradeceu a Administração Municipal, que através do Prefeito Chico Pirolli atendeu sua solicitação que p...

V Í D E O S

V Í D E O S
Juntos Por Sete Quedas - Salatiel Acompanha Operação Tapa Buraco Entre Sete Quedas e Tacuru

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO