Published On:terça-feira, 16 de julho de 2013
Posted by salatiel assis

Conflito entre índios e produtores deixa feridos em Sananduva/RS

No fim da tarde desta segunda-feira (15), um confronto entre produtores rurais e índios da etnia Kaingang deixou três agricultores feridos em Sananduva/RS, na comunidade São Caetano. Oa agricultores Aurélio Signoratti, Altair Caldeirão e Ademar Benetti deram entrada no Hospital Beneficente São João, com ferimentos desferidos por pauladas e pedradas, e um deles teve ferimento no olho e no crânio e foi submetido a uma avaliação neurológica. Informações do presidente do Sindicato Rural da cidade, Jeferson Camozzatto, dão conta de que um indígena também teria sido ferido em outro conflito acontecido há 2 km dali. Com a chegada da Brigada Militar, onde muitos tiros foram disparados, inclusive pelos índios, a situação foi controlada. Porém Camozzatto relatava às 19 horas da noite desta segunda que mais produtores rurais e mais índios estão voltando ao local e, por isso, o risco de que um conflito acontecesse durante a noite era iminente. "Se eles (produtores) voltarem eu acho que isso não vai ter fim. Os agricultores não vão mais querer se pegar despreparados e vão querer defender o que é deles", disse. Além disso, completa dizendo que indígenas já teriam atirado nos produtores que ainda estavam na comunidade na sexta-feira (12) à noite. 
No link a seguir, veja a entrevista concedida por Jeferson Camozzatto para o jornalista João Batista Olivi na 3ª edição do programa Mercado & Cia, às 18h30 (Brasília) desta segunda-feira:
Os produtores teriam caído em uma armadilha. Eles afirmam que havia um acordo de que os índios deixariam a propriedade e retornariam a seu local de origem, dizendo que estariam apenas esperando por um caminhão para levá-los. Diante disso, muitos produtores que estavam dando apoio  à propriedade invadida reduziram a vigilância e se retiraram. Com isso, os índios, ao verem que haviam poucos produtores presentes no local, cercaram o salão comunitário onde estavam os agricultores e os agrediram.
Entre os feridos está Ademar Benetti, um produtor rural de cerca de 60 anos com risco de traumatismo craniano causado por uma paulada, e também de perder um olho. Benetti foi encaminhado a Passo Fundo para exames mais complexos. Benetti deu uma entrevista ao jornalista João Batista Olivi nesta segunda-feira no programa Mercado & Cia das 13 horas, relatando sobre a situação da invasão. Na entrevista, o produtor afirmou que a FUNAI e algumas ONGs internacionais teriam influenciados os mais de 100 indígenas a invadirem a propriedade, que tem pouco mais de 2 hectares. Clique aqui e assista à entrevista do produtor. 
A situação só não se agravou mais porque o caminhão que levava mais índios de outras comunidades para darem continuidade à invasão e ao conflito quebrou antes de chegar ao local. Pouco depois de iniciado o confronto, a polícia militar chegou e conseguiu acalmar a situação, segundo coordenador do Sindicato da Agricultura Familiar de Sananduva, Sidimar Lavandoski. 
Somente na comunidade São Caetano moram cerca de 40 famílias. Ao todo, a região de Sananduva engloba cinco comunidades com aproximadamente 152 propriedades com uma média de 12 hectares cada, de agricultores familiares e pequenos produtores. Uma dessas comunidades, a Consoladora, que fica entre Sananduva e Cacique Doble, também foi invadida há aproximadamente duas semanas. De acordo com o coordenador, há um processo administrativo sobre as demarcações dessas terras, mas que ainda precisa passar por, pelo menos, mais quatro etapas.

About the Author

Posted by salatiel assis on terça-feira, julho 16, 2013. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel assis on terça-feira, julho 16, 2013. Filed under , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Conflito entre índios e produtores deixa feridos em Sananduva/RS"

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Solicita a Estado a Volta da Emissão de Carteira de Identidade no Município

Vereador Salatiel da Radio no Gabinete da Vice-Governadora Rose Modesto O vereador Salatiel da Radio encaminhou oficio a Vice-Governado...

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO