Published On:quinta-feira, 4 de julho de 2013
Posted by salatiel assis

DP/Sete Quedas divulga estatística semestral de serviços prestados


A Delegacia de Polícia de Sete Quedas divulga o balanço semestral referente aos trabalhos realizados entre os dias 1º de janeiro a 30 de junho de 2013. Segundo o Delegado Titular da DP de Sete Quedas Delegado Rinaldo Moreira, à frente da delegacia há sete meses, o resultado foi positivo, com várias ações desencadeadas com a prisão de vários criminosos, constatando-se em número a diminuição da violência no município. Segundo estatística apresentada e lançada nos livros da Delegacia de Polícia e no sistema SIGO– Sistema de Gerenciamento Operacional da Polícia em MS, foram elaborados no primeiro semestre deste ano 283 Boletins de Ocorrência (83 a mais em relação a 2012), sendo instaurados 51 Inquéritos Policiais (23 a mais em relação a 2012), sendo que 41 deles foram encaminhados conclusos e relatados ao Poder Judiciário.
Foram ainda elaborados 84 procedimentos policiais de pequeno potencial ofensivo (68 a mais em relação a 2012), os quais foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal e 13 procedimentos envolvendo adolescentes infratores que foram encaminhados ao Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude.
Quanto aos procedimentos que tiveram vítimas mulheres e que foram atendidos no plantão policial, 26 casos foram encaminhados conclusos, entre TCOs e prisões em flagrante delito, ao Poder Judiciário, sendo a maioria com casos da Lei “Maria da Penha”.
Com relação às Celas da “Cadeia Pública”, esta conta hoje com 21 presos, sendo que os de maior periculosidade são requeridas constantemente transferências para presídios de segurança máxima do estado.   
Foram desencadeadas várias ações policiais com esclarecimentos de crimes com as prisões de criminosos, a exemplo de dois homicídios dolosos ocorridos nos primeiros meses do ano além de procurados da justiça, sendo também desmanteladas duas quadrilhas de assaltantes de veículos e residências que vinham agindo na cidade e região.  Foram presas pela Polícia Civil local no semestre 21 pessoas que tinham contra si mandados de prisões cíveis ou criminais, com mais de 30 endereços visitados para tais cumprimentos e a incineração realizada na Fecularia Amidos Pilão mais de uma tonelada de drogas, produto de menos de um ano de apreensões feitas na Delegacia de Polícia, apresentadas pela Polícia Civil, Militar, DOF e Polícia Rodoviária Federal.
Foram esclarecidos vários roubos à mão armada com a prisão de ladrões, entre eles os roubos de três camionetes e um Corolla que estavam estacionadas nas casas das vítimas, área central da cidade, com a prisão dos assaltantes e mortes de outros em troca de tiros durante ação policial conjunta com a Polícia Militar. Foram esclarecidos também vários furtos com arrombamentos, com a prisão dos autores, totalizando no semestre 14 representações por prisões preventivas, todas decretadas pela Justiça. Com tais ações a Polícia Civil de Sete Quedas recebeu várias honrarias e moções, a exemplo da Assembléia Legislativa de MS, Câmara Municipal, Conselho de Segurança Pública e Sindicato Rural, observando a baixa no índice da criminalidade na cidade. Observa-se que foram registrados 7 homicídios no primeiro semestre de 2012 e somente 3 neste ano (janeiro e março) e 8 roubos (2012), sendo 3 no início deste ano, resultando na queda de mais de 50% o número de crimes violentos ocorridos na cidade.
Na esfera administrativa, usando das prerrogativas inerentes aos atos de Poder de Polícia, visando controlar e diminuir a violência na cidade, pelo menos no horário noturno, foram realizadas fiscalizações em bares, lanchonetes, pizzarias, conveniências e similares. Nas fiscalizações, que até hoje continuam, são exigidos os Alvarás Policiais, necessários para a exploração de tais ramos de atividade. Salientou o delegado que tais fiscalizações têm vários objetivos, entre eles coibir aliciamentos de menores que vivem nas madrugadas nas ruas em grau de risco e periculosidade e em portas de bares irregulares e a diminuição da violência doméstica bem como portes de armas brancas e de fogo e direção de veículo sob efeito de álcool. Com o rigor na fiscalização de alvarás, aumentou também a arrecadação aos cofres públicos referentes aos atos da polícia civil, e diminuiu severamente o número de violência doméstica e lesões corporais, conforme registros disponíveis na DP local. Ainda na esfera administrativa, salienta que foi realizada com ajuda do Conselho de Segurança no início do ano a revitalização e pintura no prédio da Delegacia e recebimento do ENAFRON (Estratégia Nacional de Fronteira) em parceria com o Governo do Estadode, novos móveis e computadores, melhorando o atendimento à população e asseio dos policiais civis.
Finalizou o delegado titular lembrando sobre o empenho de autoridades administrativas e políticas da cidade e estado para o bom desempenho dos trabalhos da Polícia Judiciária e segurança pública de Sete Quedas, agradecendo ainda o apoio da Polícia Militar, Policia Paraguaia, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos de Segurança, Sindicato Rural e imprensa local e regional que sempre apóiam e ajudam no trabalho da Polícia Civil local, tornando-o sempre de forma positiva, resultando hoje em mais de três meses sem registro de roubos, assaltos e homicídios dolosos na fronteiriça cidade de Sete Quedas. 

About the Author

Posted by salatiel assis on quinta-feira, julho 04, 2013. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel assis on quinta-feira, julho 04, 2013. Filed under , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

1 comentários for "DP/Sete Quedas divulga estatística semestral de serviços prestados"

  1. parabens a cupula da policia civil e a policia militar

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Solicita a Estado a Volta da Emissão de Carteira de Identidade no Município

Vereador Salatiel da Radio no Gabinete da Vice-Governadora Rose Modesto O vereador Salatiel da Radio encaminhou oficio a Vice-Governado...

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO