Published On:terça-feira, 30 de julho de 2013
Posted by JORNAL EDUCADORA

Municípios do Cone Sul são prioridade no programa Mais Médicos(sete quedas)


Clique na Imagem para ampliá-la
Vários municípios do Cone Sul do Estado foram decretados como prioridade pelo programa nacional “Mais Médicos”. (Fotos: Vilson Nascimento e Bruno Martins)
Bruno Martins
Desde o inicio das manifestações populares em todo o Brasil, os governantes tem se deparado com as mais variadas reivindicações. Dentre as mais pedidas e necessárias para todo o provo brasileiro está à saúde pública, tema de muita discussão e revolta da população.
Com o forte impacto sofrido pelo governo, a presidente Dilma Rousseff criou o programa nacional “Mais Médicos”, que vai beneficiar grande parte dos municípios do país. O programa consiste em aumentar as vagas para profissionais da saúde em faculdades públicas e direcionar esses profissionais a uma atuação durante um tempo maior nas unidades básicas de saúde, as inscrições do programa encerraram ontem.
Mato Grosso do Sul será um dos estados que estará participando desse projeto, das 79 cidades do Estado, 26 estarão inseridas no programa. Conforme o Ministério da Saúde, 9 municípios apresentam maiores necessidades, desse total, seis estão na lista de prioridades do governo e se encontram no Cone Sul do Estado.
Os municípios de Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru foram caracterizados como de extrema prioridade pelo programa. A média estadual que contabiliza atendimentos médicos com relação à população da área ficou em 1,54 médicos para cada mil habitantes, abaixo da média nacional de 1,84 médicos para cada mil habitantes e bem abaixo da média estimada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que determina 1 médico para cada 500 habitantes.
O jornal A Gazeta conversou com alguns secretários de saúde dos municípios prioritários, o secretário de Mundo Novo, Paulo Ricardo Vieira relatou que “o município está inscrito no programa, pedimos o envio de 3 médicos para nosso atendimento básico de saúde, hoje o município conta com 7 médicos no total, se revezando no atendimento a uma população de aproximadamente 17 mil habitantes, mais de 2.400 habitantes por médico,”. Comentou o secretário.
O secretário Audinar Ramos Dias de Paranhos relatou também ter inscrito a cidade no programa, “hoje nosso atendimento a população conta com 5 médicos que se dividem entre os mais de 12.600 habitantes, mais de 2,500 habitantes por médico, além dos atendimentos a paraguaios que são atendidos no hospital, solicitamos pelo menos mais um profissional para nos auxiliar nos atendimentos”, relatou o secretário.
A secretária Marciene de Tacuru confirmou também ter se inscrito, “hoje nossos 4 médicos atendem os mais de 10.200 habitantes da cidade, cada um fica responsável por mais de 2,550 atendimentos,” relatou.
Dois municípios que estão fora da lista de prioridades também se inscreveram no programa, Amambai com mais de 35,500 habitantes, possui 10 médicos para realizar todos os atendimentos e Coronel Sapucaia com 14,200 habitantes também solicitou mais dois profissionais de saúde.
Fonte: A Gazeta News 

About the Author

Posted by JORNAL EDUCADORA on terça-feira, julho 30, 2013. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By JORNAL EDUCADORA on terça-feira, julho 30, 2013. Filed under , , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Municípios do Cone Sul são prioridade no programa Mais Médicos(sete quedas)"

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Solicita a Estado a Volta da Emissão de Carteira de Identidade no Município

Vereador Salatiel da Radio no Gabinete da Vice-Governadora Rose Modesto O vereador Salatiel da Radio encaminhou oficio a Vice-Governado...

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO