Published On:quinta-feira, 25 de julho de 2013
Posted by salatiel assis

Prefeito Casé Se Preocupa Com Maior Redução Do Fpm

Com o anúncio da prorrogação da redução do Imposto sobre os Produtos Industrializados (IPI) no setor automotivo, voltou a preocupar os prefeitos de cada município, que atualmente vem tendo dificuldades no orçamento das cidades com a queda do Fundo de Participação dos Município (FPM).

O FPM são repasses do governo federal para as prefeituras municipais, e são arrecadados através dos impostos mais rentáveis, que são eles o Imposto de renda (IR) e o o IPI. Já para as prefeituras cabe recolher imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e aos estados o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Portanto se o governo reduz a alíquota do IPI, consequentemente vai reduzir os repasses para os municípios, o que pode gerar crises de finanças.

Preocupado com a situação financeira do município e sabendo que a situação está atingindo toda a região o prefeito José Gomes Goulart “Casé”, disse: "Enquanto que os salários subiram, assim  como material de limpeza e alimentos, o FPM cai. Este ano houve um aumento de 14% no salário mínimo e de 22% no dos professores da rede pública". "A redução do IPI favorece o emprego nas indústrias automobilísticas, mas está tirando um emprego da Prefeitura ou obrigando os municípios a deixarem de prestar um serviço à população, por falta de dinheiro".

De acordo com ele, as cidades dependem entre 60% e 70% do repasse do PFM. Em alguns casos, o repasse chega a representar 90% do orçamento da Prefeitura. Para controlar a situação a solução encontrada é os cortes no orçamento. "Claro que a redução do FPM diminui o ritmo dos investimentos também. Estamos iniciando um novo mandato agora com muitos projetos em andamento e vamos priorizar a conclusão do que está sendo feito",lamenta.

Segundo ele, sua preocupação está pautada em uma grande crise fiscal vivenciada pelos municípios, já que só no mês de junho a redução do FPM chegou a  20% menos. "Quem foi eleito vai ter que encarar o desafio de melhorar a saúde, educação, mobilidade, saneamento, habitação e a segurança pública", completou.
                                      .

About the Author

Posted by salatiel assis on quinta-feira, julho 25, 2013. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel assis on quinta-feira, julho 25, 2013. Filed under , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

1 comentários for "Prefeito Casé Se Preocupa Com Maior Redução Do Fpm"

  1. JA QUE DEU 14% DE AUMENTO , VOU QUERER O RESTANTE PQ SÓ RECEBI ATÉ AGORA 06%. OU TÁ ERRADO A MATÉRIA OU ISSO É UMA GRANDE MENTIRA .

Leave a reply

DESTAQUE

Salatiel Solicita a Estado a Volta da Emissão de Carteira de Identidade no Município

Vereador Salatiel da Radio no Gabinete da Vice-Governadora Rose Modesto O vereador Salatiel da Radio encaminhou oficio a Vice-Governado...

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO