Diney do Mercado Participou da Abertura do Festival Estudantil do Transito em Amambai

Posted by salatiel | quinta-feira, 22 de maio de 2014 | Posted in ,


Por : Heverton Almada
Gab. Presidente Câmara Municipal de Sete Quedas


Em Amambai o presidente da câmara de Sete Quedas, Diney do Mercado esteve participando da abertura do Festival Estudantil do Transito que foi realizado na sede da Universidade FIAMA, no dia 15 de maio.

O Presidente, Diney do Mercado, destacou o festival teve como objetivo estimular a produção teatral estudantil e criar condições para se pensar no comportamento de cada um em relação às regras que regem o trânsito de veículos, condutores e pedestres, promovendo assim a educação para o trânsito junto ao público jovem.

“A ação teve o intuito de sensibilizar as crianças e adolescentes para a necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, auxiliando na formação de futuros motoristas conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito” Finalizou Diney.

O festival é uma realização do DPRF - Departamento de Policia Rodoviária Federal (DPRF) em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria Estadual de Educação e prefeituras.

Parabéns aos professores que organizaram a caravana para os alunos de Sete Quedas que participaram e abrilhantaram o festival, no município de Amambai.

Em parceria CRAS SENAC e Escola Guimarães Rosa Realizam Curso de Recepcionista

Posted by salatiel | | Posted in , ,



Iniciou ontem (19) em Sete Quedas um curso de Recepcionista para pessoas cadastradas no Bolsa Família e maiores de 16 anos. Este curso está sendo realizado através de parcerias entre CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), prefeitura Municipal, Escola Estadual Guimarães Rosa, e SENAC.

O Curso tem duração de 40 dias e terá o certificado de 160 horas. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira das 18h00min às 22h00min, todas na Escola Guimarães Rosa.

Para iniciar as aulas o prefeito municipal José Gomes Goulart “Casé”, esteve presente, juntamente com a secretária de assistência social, Orenice Pucci,,o coordenador do CRAS, Paulo Cesar Mota, a coordenadora pedagógica do Senac, Edna Márcia Soncini e a Assistente Social do CRAS e Docente do curso, Elaine Pereira de Almeida e a diretora da escola, Mirian de Senna.

“Que bom ver aqui pessoas que a gente já conhece e que estão dispostas a sempre aprender mais, o aprendizado nunca será demais por isso eu falo se tiverem a oportunidade de fazerem cursos façam, quanto mais, melhor, e quero desejar a vocês um ótimo curso e que tenham um bom rendimento”, disse o prefeito Casé.

A coordenadora Márcia destacou que sempre estará fazendo um acompanhamento dos estudos, e vendo o rendimento da turma que tem em média 20 alunos.

A diretora Mirian também disse estar satisfeita em a escola poder contribuir para a capacitação dessas pessoas. “È bom ver cada um  buscando melhorar cada vez mais e para nós da escola será um prazer tê-los conosco durante esses 40 dias de curso, e colocamo-nos à disposição, o que a escola puder somar juntamente com vocês estaremos de portas abertas”, destacou.

“Este é o primeiro dos cursos a serem realizados, mas já temos mais agendados para datas futuras, e com certeza vamos estar buscando mais para oferecer a vocês estas oportunidades” lembrou Casé.

O curso oferecido não tem custo nenhum, e no decorrer dos meses seguintes será oferecido ainda curso de manicure e pedicure e operador de caixa.


Sete Quedas dá Início a Formação de Professores pela Alfabetização na Idade Certa

Posted by salatiel | | Posted in , ,



Começou na última sexta-feira (16), na biblioteca municipal de Sete Quedas, o “Início da Formação do Pacto pela alfabetização na Idade Certa”, que neste caderno tratará da Alfabetização Matemática e Retomada da Linguagem Oral e Escrita.

“O objetivo do pacto pela alfabetização é que todas as crianças até a terceira série do ensino fundamental tem que saírem alfabetizados, pois hoje em dia nossas crianças estão chegando na quinta série e muitas não estão totalmente alfabetizadas”, disse o secretário municipal de educação, Orlando Gonçalves.

“O Início da Formação do Pacto pela alfabetização na Idade Certa terá certificado de 160 horas e serão desenvolvidos em oito encontros que acontecerão no decorrer do ano, com 11 cursistas professores alfabetizados”, destacou a coordenadora local Joelba Ferreira Gomes.

A coordenadora Joelba e a Orientadora de Estudo, Elizabete Pereira de Almeida, estão transmitindo esse aprendizado em Sete Quedas para os professores de séries iniciais e para desenvolverem esse trabalho elas vão até Campo Grande, onde fazem o curso e repassam os ensinamentos.

O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa começou a ser desenvolvido em sete Quedas no ano de 2013 e alguns professores que participaram estiveram recebendo seus certificados.


Amambai : Policia Irá Fiscalizar Uso de Narguile

Posted by salatiel | | Posted in , ,

As polícias, Civil e Militar vão agir em conjunto para fiscalizar o uso de “Narguile”, em Amambai.
O objetivo da fiscalização, segundo a polícia, é coibir o fornecimento a menores de idade, tendo em vista se tratar de produto que causa dependência química.
Outro motivo que despertou a atenção da polícia para exercer maior controle sobre o uso desse tipo de artefato na cidade são denúncias do uso de vodka no lugar da água e até mesmo maconha no local onde vai o fumo regularmente usado no Narguile.
Na semana passada duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar e encaminhadas para a Delegacia local sob acusação de fornecer o produto a adolescentes na Praça Coronel Felipe de Brum, a praça central da cidade, em Amambai.
Segundo o delegado titular de Polícia Civil de Amambai, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria, a decisão  de fiscalizar o uso do Narguile na cidade foi tomada em conjunto com o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Amambai, major Josafá Dominoni e inicialmente tem caráter preventivo.
De acordo com o delegado, quem for flagrado fornecendo o produto a menores de idade está sujeito a ser preso e enquadrados no artigo 243 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que diz; Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.
A pena para esses casos, segundo a Polícia Civil, varia de 2 a 4 anos de prisão.
O que é o Narguile
O Narguile, também conhecido como cachimbo d' água ou shisha ou Hookah, é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira.
Por utilizar mecanismos de filtragem, o consumo de Narguile é visto como menos nocivo à saúde, mas, segundo especialistas, na verdade seu uso é mais prejudicial do que o de cigarros.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma sessão de Narguile dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros.
Fonte: A Gazeta News 

Veradora Monalisa Participou do Festival do Transito Em Amambai

Posted by salatiel | | Posted in , ,


A vereadora Monalisa Alessi, participou do Festival Estudantil do Transito que foi realizado na sede da Universidade FIAMA, em Amambai. O Festival que é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), o Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran). E é apresentado nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil.
A ação visa sensibilizar as crianças e adolescentes para a necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, auxiliando na formação de futuros motoristas conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito.
As escolas apresentaram peças teatrais idealizadas na própria entidade de ensino com o tema “Educação para o Trânsito”.
A Vereadora Monalisa, acompanhou a comitiva da Escola Estadual 13 e Maio de Sete Quedas, a convite do Diretor João Valdeir, e das professoras Lia e Lidiane, onde acompanharam os alunos que ali participaram representado o município. Também participou da comitiva o Diretor de Obras, Jailtom Alves da Silva, atual Presidente do S.Q. Trans, (Departamento de Transito do Município). Além do Presidente da Câmara, Odney.
A Vereadora Monalisa, que sempre em seus pronunciamentos na Tribuna da Câmara, mostra sua preocupação com as vias do município, não mediu esforços para poder participar do festival, pois, entende que esse programa pode trazer muito embasamento aos jovens do muncipio.
 “Fiquei muito feliz pela iniciativa do convite, pois ali podemos aprender juntamente com nossos jovens, a melhor forma de lidar com o transito, uma área muito deficitária em nosso município. Pois precisamos urgentemente de uma normativa para o transito de nossa cidade, e uma melhor sinalização das vias locais, e com a participação dos nossos jovens, tenho certeza que poderemos melhorar o transito em nossa cidade. Pois vejo, que hoje, os condutores precisam se educar mais para poder trafegar com mais segurança em nossa cidade. Não só pra eles, mas para nossos pedestres também” disse a vereadora.


OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Atendendo Salatiel, Prefeitura Faz Manutenção de Ruas da Área Industrial

A prefeitura Municipal de Sete Quedas realizou o patrolamento das ruas que dão acesso aos lotes da Área Industrial do município. ...

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA AO PORTAL GIBA NOTICIAS SALATIEL APRESENTA PROPOSTAS PARA SETE QUEDAS

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO