Menina Morre ao Utilizar Celular Ligado à Tomada

Posted by salatiel | domingo, 25 de janeiro de 2015 | Posted in , , ,

A morte de uma menina de 11 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, na última segunda-feira (19), no Distrito Federal, em decorrência de choque elétrico enquanto utilizava o celular com o aparelho ligado à tomada chamou atenção para os risco da prática. A garota, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital Regional de Ceilândia por três pediatras, um cirurgião e uma clínica médica, segundo a Secretaria de Saúde. Ela foi submetida a reanimação cardiopulmonar durante uma hora e dez minutos, mas não sobreviveu.

A família informou aos médicos que a menina levou um choque enquanto jogava em um aparelho celular ligado à tomada. Segundo a capitã Juliana Leal, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a situação se agravou porque houve sobrecarga de energia. “O chão estava molhado e eles botaram um ventilador e um celular na mesma tomada e a menina tomou um choque fatal”, disse.
“As pessoas devem ter cuidado quando forem arrumar a casa para não deixar que a fiação entre em contato com a água. É importante também ter cuidado com as tomadas e não deixar sobrecarregar. Quando o carregador está estragado ou há problema de instalação elétrica, potencializa o risco de choque”, afirma Juliana.
Segundo a engenheira elétrica Marylene Roma, professora do Instituto Federal de Brasília, o risco de usar o celular ligado à tomada aumenta quando a instalação elétrica da casa está deteriorada. “Usar uma extensão, que a gente coloca quatro, cinco equipamentos, é muito perigoso, pois sobrecarrega a tomada. Às vezes, colocamos até dez vezes mais carga que o suportado por uma tomada”, disse.
“O equipamento que a criança estava usando, nesse caso, era um celular, mas ela podia estar com um video game e ter acontecido a mesma coisa”, avalia Marylene. A professora recomenda que a instalação elétrica da casa seja revisada regularmente por um profissional especializado. “Não se deve atender o celular na tomada, nem puxar o cabo do aparelho enquanto carrega ou usar baterias e carregadores que não sejam originais”, acrescenta Marylene.
A professora também orienta carregar a bateria de celulares longe de locais inflamáveis, evitar ligar aparelhos nas tomadas do banheiro enquanto o chuveiro estiver ligado, pois a umidade aumenta os riscos de acidente. “A recomendação é colocar em lugares que, se acontecer curto-circuito e incêndio, não prolifere fogo pela casa inteira. Colocar longe de cadeiras, mesas, camas - o que a gente faz regularmente. Mas é melhor colocar no chão e bem longe de um local inflamável”, completa.
Se mesmo após tomar todos os cuidados necessários uma pessoa levar choque, a primeira recomendação do Corpo de Bombeiros é desligar a rede elétrica e desprender a vítima da fonte de energia com um objeto isolante, como um cabo de madeira. Em seguida, verificar se a vítima está respondendo.
Se responder, deve ser encaminhada imediatamente para o hospital. Se não, além de chamar socorro, deve-se iniciar a massagem cardíaca, pois a vítima pode estar em parada cardiorespiratoria. A corporação diz também que nunca se pode tocar na vítima sem os devidos cuidados: ao tocar numa pessoa que está sofrendo uma descarga elétrica, a energia pode ser transmitida e fazer com que o socorrista também seja eletrocutado.
A estudante Kátia Valéria, 19 anos, diz que não sabia que pode ser arriscado usar o celular ligado à rede elétrica. “Quando o celular está na tomada sempre recebo mensagem, dá vontade de entrar nas redes sociais e não resisto: uso mesmo carregando”, conta. Agora, ela garante que vai tomar mais cuidado. “É melhor esperar um pouco. Se for muito urgente, tirar da tomada para usar, porque é mais seguro”.
Fonte: Agência Brasil 

Jovem Fica Ferido Ao Ser Atingido por Três Disparos de Arma de Fogo

Posted by salatiel | | Posted in , , ,

Jovem de 18 anos fica ferido depois de ser atingido por disparos de arma de fogo na noite de ontem quinta-feira (22), por volta das 22h10, na Rua Guaranis no Bairro Eucalipto, em Naviraí.

Geovani Domingos de Araújo seguia a pé pela rua quando um homem em uma moto vermelha se aproximou e efetuou três disparos contra ele. Os tiros atingiram o braço direito, abdômen e a coxa esquerda.
A PM (Polícia Militar) foi acionada e encontrou a vítima caída no chão. Geovani foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o hospital. Foram feitas buscas para tentar localizar o autor, mas ninguém foi encontrado.
O caso foi encaminhado para o 1º DP (Delegacia de Policia Civil), que segue com as investigações.
Fonte: Midia Max News 

Viatura do DOF é Recebia a Balas ao Abordar Ladrões de Motos

Posted by salatiel | | Posted in , , ,


Uma equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperou, na noite dessa sexta-feira, 23 de janeiro, em Coronel Sapucaia, duas motos furtadas, mas acabou tendo a viatura alvejada por marginais durante a ação policial.
O fato aconteceu por volta das 23h na rodovia MS-165, trecho que liga Coronel Sapucaia a Paranhos pela linha internacional que separa Brasil e Paraguai.
De acordo com o DOF, os policiais realizavam policiamento rotineiro quando tentaram abordar duas motocicletas que se deslocavam no sentido Sapucaia a Paranhos da rodovia estadual, que é de terra e integra a popularmente conhecida “Sul-Fronteira”.
A primeira moto, uma Yamaha YBR 125, placa HSU 3576, que era conduzida pelo paraguaio Ricardo Valdez Espínola, de 25 anos, foi abordada normalmente, já o condutor da moto que vinha logo atrás, uma Honda CG 150cc, placa HTL 2005, ao notar a presença policial, teria parado o veículo e adentrado em um matagal às margens da estrada.
Segundo o DOF, quando a equipe se deslocou até o local onde a moto foi abandonada, os policiais foram recebidos à bala. Um dos disparos atingiu a viatura, mas nenhum integrante da equipe foi ferido.
Após o episódio os policiais ainda teriam realizado vistorias na região na tentativa de encontrar o atirador, mas o indivíduo conseguiu fugir em meio à escuridão.
De acordo com o DOF, durante checaram os policiais descobriram que as duas motocicletas eram furtadas.
A Yamaha YBR de cor preta na cidade de Amambai no ano passado, (2014) e a Honda Titan em Itaquiraí no ano de 2011.
Diante da situação, o condutor da YBR, Ricardo Valdez, juntamente com as duas motos, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia.
Segundo o delegado titular local, Dr. Roberto Duarte Faria, o paraguaio foi autuado em flagrante pelo crime de receptação de produto de furto e permanece preso à disposição da Justiça.
De acordo com o arquivo do A Gazetanews, a moto YBR recuperada na ação do DOF pertence a Márcio Rosa Moreira e foi furtada em setembro do ano passado de um sítio situado nas proximidades da Aldeia Amambai, em Amambai.

OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Atendendo Salatiel, Prefeitura Faz Manutenção de Ruas da Área Industrial

A prefeitura Municipal de Sete Quedas realizou o patrolamento das ruas que dão acesso aos lotes da Área Industrial do município. ...

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA AO PORTAL GIBA NOTICIAS SALATIEL APRESENTA PROPOSTAS PARA SETE QUEDAS

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO