Quarenta São Reféns de Indios em Japorã, Federal e Força Nacional Estão No Local

Posted by salatiel | segunda-feira, 6 de maio de 2013 | Posted in , ,

Quarenta pessoas são mantidas reféns por 300 índios Guarani na aldeia Porto Lindo em Japorã. O grupo de servidores da Funai, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), professores e policiais foi ao local para participar da 5ª Conferência de Saúde Indígena, mas foram sequestrados pelos índios que exigem a presença de uma negociador de Brasília. Em meio ao tumulto, a Força Nacional e a Polícia Federal foram acionadas e estão a caminho.

Na aldeia não funciona celular e a única comunicação é por meio de um telefone público. “Está todo mundo em pânico”, diz a enfermeira da Sesai, Lidélcia Ledesma. Segundo ela, havia rumores de que os indígenas promoveriam um protesto devido às condições do atendimento, mas ninguém esperava o sequestro. Os índios estão com o corpo pintado e com arcos e flechas. Eles vieram de três aldeias e dois assentamentos.

Os índios querem uma posição do governo sobre a construção de escolas, postos de saúde e o abastecimento de água de qualidade na região. "Queremos saber porque os recursos da saúde nunca chegam aqui, já que faltam remédios e os encaminhamentos médicos demoram demais, causando até mortes em alguns casos", finaliza o indígena que não quis se identificar.

A enfermeira Lidélcia Ledesma conta que os servidores já estão mais habituados com os índios, mas nunca passaram por essa situação.
Equipes da Polícia Federal e da Força Nacional estão se preparando, nesse momento, para resgatar funcionários públicos que são mantidos reféns desde a manhã de hoje por indígenas guarani-ñhandeva, na Aldeia Porto Lindo, em Japorã.
As equipes, segundo as informações, armadas com bombas de efeito moral, escudos e capacetes, entre outros apetrechos para ações dessa natureza, estão concentrados na cidade de Iguatemi, a cerca de 15 quilômetros da reserva indígena.
Cerca de 40 pessoas entre funcionários da SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena) da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), professores e até mesmo policiais, estariam retidos pelos indígenas no interior da aldeia.
As vítimas participavam de uma conferência sobre saúde indígena, quando foram rendidos pelos índios.
Fonte: A Gazeta News / http://www.questaoindigena.org

Casé e Amadeu Trabalham Por Melhorias em Sete Quedas

Posted by salatiel | | Posted in , ,

O município de Sete Quedas, com atual gestão do Prefeito José Gomes Goulart “Casé”, e o vice-prefeito Dr. Amadeu Hugo Alessi, já conquistaram várias melhorias em apenas 120 dias de administração.

Grandes benfeitorias já estão a disposição da população, como, maquinários, construção de esgotos, limpeza das ruas, entre outras obras. A construção das casas populares, e pavimentação asfáltica já estão em andamento para também serem entregues, além de outros benefícios que estão para serem entregues no aniversário do município, que completará 33 anos, no dia 13 de maio deste ano.

“A luta segue incansável, pois, para que o município receba recursos, e necessário que a administração pública corra atrás para alcançar melhores resultados, e a prova de que estamos fazendo todo o trabalho que nos é competido, está exposto para toda a população Setequedense”, disse o prefeito Casé.


Os recursos das novas obras foram obtidas através de emendas parlamentares de vários Deputados Estaduais e Federais e com apoio do Governo do Estado. E ainda segundo Casé, “o poder da administração pública compete em olhar para as necessidades locais, e é isso que estamos fazendo”. 

Vereadora Monalisa Destaca Recebimento do Iptu

Posted by salatiel | | Posted in ,

A vereadora Monalisa Disse esta semana que ficou contente com participação da população no pagamento do IPTU do município, onde quase 90% dos munícipes efetuaram o pagamento a vista e não optaram pelo parcelamento. O município arrecadou com o pagamento das parcelas a vista e também com os pagamentos das primeiras parcelas por que optou pelo parcelamento, um valor expressivo de arrecadação. Dos 2894 carnês confeccionados, 2835 foram entregues aos contribuintes, e destes, 2446 foram quitados em quota única perfazendo o montante de R$ 187.378,45, até o dia 16 de abril, isso significa que 86,3% dos carnês entregues foram pagos.
“Vejo com alegria a mudança de consciência da população setequedense, todos entenderam a necessidade de contribuir com o município, pois foi um recebimento expressivo. Isso uma confiança na administração, e vejo a necessidade se conduzir o município da melhor forma, atendendo as necessidades dos munícipes” disse a vereadora.
Segundo ela, agora e o dever dos vereadores e fiscalizar para que esses investimentos tragam benefícios a todos. Do total arrecadado 50% será investidos na regularização da documentação das propriedades que estão em nome do município e que pertence a particulares. E os outros 50% será investidos em necessidades urgentes do município.
“Essa é uma ótima iniciativa da administração, pois muitas famílias moram a anos em suas casas, e não possuem documentação dos mesmos. Isso acaba prejudicando a todos, pois não conseguem financiamentos para melhoras suas residências, e muitos têm sonhos em reformar, ampliar, e acabam sendo barrados por falta dessa documentação. No que necessitar do apoio dos vereadores, podem contar comigo” finalizou.

Goleadas Agitam Rodada do Intervilas no Domingo

Posted by salatiel | | Posted in , ,

No domingo 5, aconteceu mais uma rodada do Campeonato Intervilas, de Sete Quedas, realizado pela prefeitura municipal através do Departamento de Esportes. O Campeonato conta com equipes formadas por moradores das vilas do município, e também com uma equipe formada por atletas das vilas rurais. Estiveram se enfrentando na primeira partida da tarde, as equipes do Centro I e Projetinho.   
A equipe do Projetinho começou bem a partida dominando os espaços e tocando bema bola. E logo abriu o placar com um chute a longa distancia de rodriguinho que foi aceito pelo goleiro Dione. O segundo saiu logo depois  em um contra ataque onde após um bola defendida pelo goleiro acabou sobrando pra o jogador Valdecir que chutou sem marcação.  
No segundo tempo continuou o domínio da equipe do projetinho que continuava atracando mais. E em mais um contra ataque acabou fazendo o terceiro gol, com o jogador bisteca.
A equipe do Centro fez seu gol com jogador Japones. Mas o jogador Danilo ampliou o placar para o projetinho no finalzinho da partida em 4 a 1.
A segunda partida foi entre as Equipes do Conjunto Iporã  e Centro II, e começou animada com um gol em menos de 1 minuto da partida. O jogador Damião chutou da entrada da grande área e o goleiro PC aceitou, para desespero de seus companheiros.  A partida seguiu com algumas jogadas duras e muitas faltas, o causava reclamação dos dois lados, mas sem lances contundentes até o final da primeira etapa.
Para o segundo tempo o Conjunto Iporã voltou com mais ofensividade. E aos 10 minutos o Conjunto Iporã empatou com gol de Isaac. O centro de pênalti mais uma vez ficou na frente, com gol convertido por Robertinho. E no finalzinho da partida Damião fachou o placar com mais um gol para o Centro II, fechando o placar em 3 x 1.

Foto: Dario Batista

OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Atendendo Salatiel, Prefeitura Faz Manutenção de Ruas da Área Industrial

A prefeitura Municipal de Sete Quedas realizou o patrolamento das ruas que dão acesso aos lotes da Área Industrial do município. ...

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA AO PORTAL GIBA NOTICIAS SALATIEL APRESENTA PROPOSTAS PARA SETE QUEDAS

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO