Ferrovia Irá Trazer Desenvolvimento Para a Região

Posted by salatiel | sexta-feira, 5 de julho de 2013 | Posted in , ,

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou o processo de tomada de subsídio nº 009/2013 para obter contribuições aos Estudos Preliminares que se prestarão a reger o processo de concessão, à iniciativa privada, do trecho ferroviário entre Maracaju (MS) e Lapa (PR). A reunião, nesta sexta-feira (21), das 14h às 18h, será na Câmara dos Vereadores de Dourados (MS), Av.Marcelino Pires, 3495.
A ferrovia, que terá 989 km, atravessa 33 (trinta e três) municípios, dos quais oito no estado de Mato Grosso do Sul e outros 25 no Paraná.
Em Mato Grosso do Sul a ferrovia passará pelos municípios de Maracaju, Dourados, Itaporã, Caarapó, Amambaí, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo. No Paraná, a ferrovia interceptará os municípios de Guaíra, Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Maripá, Toledo, Cascavel, Tupãssi, Catanduvas, Ibema, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Campo Bonito, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Marquinho, Candói, Goioxim, Irati, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Palmeira, Porto Amazonas, Balsa Nova e Lapa.
Outra via que será implantada no esta é a Ferrovia Norte-Sul é a que está em processo mais adiantado de estudo. Ela já encerrou a coleta de subsídios, realizou a reunião participativa em Dourados e avalia as sugestões apresentadas para eventual alteração no traçado. A ANTT já deu início ao processo de licitação para a contratação de alguns serviços técnicos. Em relação a Ferroeste, ela terá uma extensão de 990 quilômetros. Já passou por estudos iniciais e ingressa em fase de coleta de subsídios através de uma audiência pública a ser marcada.

A implantação das duas ferrovias deve causar queda de pelo menos 30% no custo total do produto industrializado em Dourados e região. A expectativa é do vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) Sidney Petteri Camacho. Ele explica que hoje o custo do transporte representa 50% do que a indústria gasta no produto final. São fretes, combustível e uma série de tributos que oneram o produto. Para ele, a implantação da ferrovia, vai diminuir custos da produção chegando 20% mais baratos ao consumidor final, além de aumentar a competitividade de Mato Grosso do Sul no cenário internacional. "O aumento da exportação significa mais emprego e mais renda para os municípios, Estado e União", destaca, observando que 60% do total produzido em MS ainda é feito pelo transporte rodoviário.

O Presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, diz que a falta de logística é a principal dificuldade para o produtor que exporta. "Os custos são exorbitantes com o transporte rodoviário. Tanto os produtos que chegam quanto os que são exportados tem um custo muito alto. Para se ter uma idéia hoje o produtor precisa pagar o mínimo de 1 mil quilômetros até o Porto Paranaguá. As Ferrovias passando por Dourados vão impulsionar as exportações, diminuindo custos e aumentando a competitividade no mercado internacional. É mais desenvolvimento para o Estado.

Sete Quedas Disputará o Conesul de Futebol Neste Mês

Posted by salatiel | | Posted in , ,


Tem início no dia 21 de julho, um domingo, com a participação de seis equipes, o 1º Campeonato Regional de Futebol de Campo.

A equipe de Sete Quedas, esta se preparando para o torneio e esta sendo treinada pelo técnico Andrei Mendonça, e espera fazer um bom papel na competição. O Campeonato Intervilas que terminou a poucos dias, serviu como vitrine para muitos atletas que irão fazer parte da equipe.

A competição, que na primeira fase será disputado no sistema de todos contra todos, com turno e returno, vai contar com a participação de Eldorado, Amambai, Itaquiraí, Iguatemi, Tacuru e Sete Quedas.
Durante o congresso técnico, realizado na tarde dessa terça-feira, 2 de julho, na cidade Tacuru, a coordenação da competição, que tem a frente o diretor de esportes da cidade de Eldorado, Luiz Antônio Nogueira, o “Pezão”, mas também conta diretamente com respaldo dos departamentos de esportes de parte dos municípios participantes, foram definidos detalhes da competição.
No congresso técnico também foi definida a primeira rodada do certame, que terá três jogos, todos previstos para acontecer no dia 21 de julho.

Veja os confrontos da 1ª rodada do Regional de Futebol 2013

Domingo- dia 21 de julho

14h30- Iguatemi x Iguatemi- Estádio Adão Mendes (Iguatemi)
14h30- Sete Quedas x Tacuru- Estádio José Valcir Araújo (Sete Quedas)
14h30- Itaquiraí x Eldorado- Estádio Carminatão (Itaquiraí)

Confira os jogos pela 2ª rodada Domingo- dia 28 de julho

14h30- Tacuru x Eldorado- Estádio Aurélio Jesus Perin (Tacuru)
14h30- Iguatemi x Sete Quedas- Adão Mendes (Iguatemi)
14h30- Itaquiraí x Amambai- Carminatão (Itaquiraí)

A Gazeta News

OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Atendendo Salatiel, Prefeitura Faz Manutenção de Ruas da Área Industrial

A prefeitura Municipal de Sete Quedas realizou o patrolamento das ruas que dão acesso aos lotes da Área Industrial do município. ...

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA AO PORTAL GIBA NOTICIAS SALATIEL APRESENTA PROPOSTAS PARA SETE QUEDAS

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO