A Igreja Católica celebrou nesta quinta-feira (31) a Solenidade de Corpus Christi. E como já é tradição em Sete Quedas, alunos professores de escolas municipais e estaduais, alem de entidades e grupos organizados, como Faculdade Anhanguera, Grupo Conviver da Melhor Idade, dentre outras entidades do município realizaram a confecção dos tapetes para a tradicional procissão de Corpus Christi.
O trabalho como sempre começa logo de manhã cedo, nos proximidades da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na área central da cidade.
Nos últimos anos o costume foi mudando, se adaptando a nova realidade. Com a escassez de materiais como Pó de Serra, Cascas de Ovos, e outros materiais utilizados antigamente, agora foram substituídos, por panos, toalhas, e cobertores, que muitas vezes são doados para famílias carentes, detalham a simbologia que lembram o corpo e sangue de Jesus Cristo, representado pelo pão e o vinho para os católicos.
Na parte da tarde foi realizada a tradicional procissão com Santíssimo Sacramento pelas ruas decoradas. Essa é uma tradição de muitos anos em nossa cidade, e que vem se renovando por diversas gerações.
"Eu mesmo já participei por muitos anos, nas Décadas de 80 e 90, quando estudava, e íamos para a rua enfeitar para a procissão. Na época enfeitávamos com pó de serra, pó de café, casca de ovos, areia, terra preta, e demais coisas. Uma tradição que esperamos passe de um para o outro. É uma alegria poder acompanhar o trabalho realizados pelas pessoas para deixar a procissão com esse visual" disse Salatiel Assis, que esteve acompanhando os trabalhos.
De acordo com a Igreja Católica, essa é a data mais importante do ano em
que o Santíssimo Sacramento sai em procissão, percorrendo as ruas. Nesta festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pela Eucaristia, na qual o próprio senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.
Para os católicos, a Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã.