Dos municípios do Cone Sul, apenas Tacuru terá Carnaval

Posted by salatiel | sábado, 6 de fevereiro de 2016 | Posted in , ,

Apenas Tacuru entre os quatorze municípios que compões o chamado “Cone Sul” do Estado em Mato Grosso do Sul, terá festa de Carnaval organizada pelo Poder Público Municipal em 2016.
Nos demais municípios da região, Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Iguatemi, Japorã, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Juti e Caarapó, as prefeituras não investiram na festa popular esse ano.
Os prefeitos alegam a condição econômica devido a queda de repasses, mas principalmente os elevados gastos que as prefeituras estão tendo para recuperar pontes, aterros estradas e ruas das cidades danificadas pelas chuvas que caiu em toda a região de outubro do ano passado ao meado de janeiro desse ano em toda a região e que voltaram a cair com maior frequência neste inicio de mês, para suspender os gastos com as festividades carnavalescas.
Todos os municípios da região decretar estado de emergência em virtude dos danos provocados pelas intempéries.
Em Amambai, por exemplo, o Carnaval perdeu a tradição há mais de uma década, por conta disso a população não sente falta da festa, mas em Naviraí onde o carnaval de rua, o “Navifolia”, vinha se tornando uma tradição e em Itaquiraí onde a festa popular também era realizado com frequência, a população poderá sentir falta.
“Estamos passando por um momento de crise. Vamos priorizar a saúde e recuperação da nossa cidade a prevenção da dengue, exames agendados no Núcleo de Regulação, recapeamento, tapa buracos e recuperação da erosão no Córrego Cumandai”, disse o prefeito de Naviraí, Leandro Peres Matos, o “Léo Matos” ao anunciar o cancelamento da festa.
“O Carnaval realizado em via pública exigiria grande investimento de recursos públicos para a contratação das atrações musicais e estrutura, como palco, sonorização, iluminação, sanitários e serviços de segurança. Entendemos que o volume a ser investido para o evento carnavalesco, não é visto como prioridade, dentro das atuais circunstâncias econômicas que atravessamos”, enfatizou o prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro ao também anunciar cancelamento da festa de Carnaval promovida pelo poder público no município.
Carnaval em Tacuru
Em Tacuru a programação carnavalesca promovida pela Prefeitura local, que terá inclusive premiação em concurso de blocos, começa neste sábado, dia 6 de fevereiro e vai até segunda-feira, véspera de Carnaval, na Quadra de Esportes Edir de Macedo, ao do Estádio Municipal.
Segundo a diretora de cultura do município, Daiana Pedrotti, a festa, que será promovida pela Prefeitura local com parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, terá praça de alimentação e animação dos DJs, Jhony, JK MS, Maicon, participação especial de Mário Luiz e MC Neguinho Claudinei.
Segundo Daiana, a programação, que começa neste sábado, dia 6, segue no domingo, dia 7 e se estende até a segunda-feira, dia 8, terá início sempre a partir das 23h.
Já neste domingo, dia 7 de fevereiro, haverá matinê para as crianças a partir das 15 horas.
Eventos privados
Em alguns municípios da região como Aral Moreira e Naviraí, por exemplo, promotores de eventos e empresas privadas irão promover festejos carnavalescos neste final de semana, mas sem o financiamento público.
Em Naviraí a principal concentração dos foliões será nesta sexta-feira, dia 5, no sábado (6) e segunda-feira (8, véspera de feriado de Carnaval, no Celeiros Club.
Eventos religiosos, geralmente ligados a grupos de jovens também serão realizados em alguns municípios da região.
Em Amambai a tradição nessa época era a “Cristoteca” realizada por um grupo de jovens da Igreja Católica local, mas o evento não será promovido esse ano, segundo os organizadores.
Já Coronel Sapucaia a juventude católica passará o final de semana de Carnaval em festa.
O “Rebanhão de Carnaval”, cujo slogan é “Vê a alegria que te vem de Deus”, acontecerá neste sábado (6) e domingo, dia 7 de fevereiro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Imaculada Conceição.
Segundo os organizadores, o evento começa às 14h deste sábado e vai até a meia noite.
No domingo (7) a programação começa às 8h da manhã e vai até às 22h.
Na tarde de domingo, das 15h30 às 17h30 haverá o “Carnaval Kids”, para crianças.
A realização e organização do Rebanhão de Carnaval na cidade da fronteira com o Paraguai será da RCC (Renovação Carismática Católica) de Coronel Sapucaia.
Fonte: A Gazeta News

SIG Prende Acusados de Estuprar e Degolar Jovem

Posted by salatiel | | Posted in , , ,

Após trabalho de investigação, integrantes do SIG (Setor de Investigação Geral) da Delegacia de Polícia Civil local prendeu dos indígenas, um de 21 e outro de 22 anos, acusados de estuprar e degolar uma jovem, também indígena, de 19 anos, em Amambai.
O bárbaro assassinato de Siléia Martins, de 19 anos, aconteceu no sábado, dia 30 de janeiro, na Aldeia Amambai, onde os acusados e a vítima residiam.
Uma mulher de 39 anos, Carmela Benites Ribeiro e um rapaz de 20 anos, Cledson Ricarte, também acusados de envolvimento no crime ainda estão soltos.
Carmela chegou a ser detida pela equipe de investigação, foi ouvida, indiciada em inquérito e liberada. Já Cledson está foragido, segundo a polícia.
O crime
Siléia foi encontrada morta no início da manhã do sábado, dia 30, em meio a uma pastagem às margens de uma estrada no interior da reserva indígena, após passar a madrugada bebendo com um grupo de amigos, entre eles os acusados.
Ela estava nua, com ferimentos no rosto e a garganta cortada e posteriormente foi constatado também ter sido vítima de abuso sexual.
Segundo levantou o SIG durante o curso das investigações, um possível ciúme por parte de Carmela pode ter sido o estopim para o brutal assassinato.
Embriagada e rejeitada pelos companheiros, que estariam a fim de “ficar” com Siléia, Carmela teria avançado e desferido um golpe de faca na jovem.
As agressões, inclusive os abusos sexuais, teriam continuado sendo praticados pelos acusados e por final, a jovem guarani-kaiowá acabou degolada.
As prisões
De acordo com a Polícia Civil, após ouvir testemunhas e levantar informações sobre a autoria do crime, o Setor de Investigação Geral montou uma operação e prendeu, na manhã dessa sexta-feira, dia 5 de fevereiro, dois dos acusados de envolvimento no assassinato, Jone Gonçalves, de 22 anos e Valdinei Alvarenga, o “Chinês”, de 21 anos.
Na Delegacia Jone Gonçalves confirmou sua participação no episódio que culminou com a morte de Siléia, disse que ele só transou com a jovem, mas não agrediu a vítima.
Jone foi categórico em apontar que Chinês foi quem degolou a indígena, tendo em vista que ela teria se recusado a transar com ele.
Já Chinês nega as acusações, mas segundo os investigadores, na hora da abordagem para efetuar a prisão, na manhã dessa sexta-feira, ele estaria agredindo fisicamente sua própria mãe e a ameaçava dizendo que “iria cortar sua garganta como havia feito com a mulher no final de semana anterior”.
No ato da prisão os policiais também encontraram em poder de Valdinei Alvarenga, o “Chinês”, uma porção de maconha.
Indagado o indígena disse que era para seu consumo próprio e que ele mesmo havia buscado a droga no Paraguai.
Segundo o delegado encarregado pelas investigações do caso, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria, todos os acusados foram indiciados em inquérito por homicídio qualificado.
O delegado informou também que representou pela prisão preventiva dos envolvidos junto ao Poder Judiciário.
A Polícia Civil trabalha agora para tentar descobrir se teve mais pessoas envolvidas no crime, que chocou a população da reserva indígena por conta da brutalidade.
fonte a gazetanews

OUÇA A RÁDIO AO VIVO

DESTAQUE

Atendendo Salatiel, Prefeitura Faz Manutenção de Ruas da Área Industrial

A prefeitura Municipal de Sete Quedas realizou o patrolamento das ruas que dão acesso aos lotes da Área Industrial do município. ...

V Í D E O S

V Í D E O S
EM ENTREVISTA AO PORTAL GIBA NOTICIAS SALATIEL APRESENTA PROPOSTAS PARA SETE QUEDAS

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO