Published On:terça-feira, 3 de abril de 2012
Posted by salatiel

Deputada Estadual Mara Caseiro Recebe homenagem da Associação dos Pais e Amigos do Autista

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) recebeu uma homenagem nesta segunda-feira (2) da AMA (Associação dos Pais e Amigos do Autista), pela solidariedade demonstrada em favor dos portadores de transtornos invasivos do desenvolvimento (Transtorno Autista, Transtorno de Rett, de Asperger e Desentegrativo da Infância).

Na ocasião, a AMA também foi homenageada pela Assembleia Legislativa, durantesessão solene para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Mara Caseiro destacou o trabalho de excelência prestado pela associação, envolvendo o acolhimento, diagnóstico e tratamento destes transtornos.

“A AMA conta com uma estrutura maravilhosa, com uma equipe multidisciplinar, que vai da assistente social à neuropsicóloga, então esta associação está de parabéns, e pode contar com nosso apoio aqui na Assembleia Legislativa para qualquer questão", declarou, referindo-se à presidente da instituição, Laurenice Rodrigues Pagot e ao vice, Rui Spinola Barbosa.

O autismo

Segundo a neuropsicóloga e coordenadora técnica de saúde na AMA, Paola Gianotto, o autismo é uma alteração cerebral que causa desordem e atraso no desenvolvimento e que afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, compreender e falar. Compromete também seu convívio social.

É possível reconhecer os primeiros sintomas, de acordo com Paola, a partir do primeiro ano de vida da criança. “Ela costuma ter comportamento irritadiço, ficar isolada e introspectiva”, relaciona.

Ainda conforme a neuropsicóloga, outros sintomas estão ligados à dificuldade de relacionamento com outras crianças, risos e movimentos inapropriados.

“A criança autista age como se fosse surda, não tem real noção do perigo e possui grande apego a objetos”. Atualmente, se sabe que o autismo tem fatores hereditários envolvidos, porém a ciência ainda não identificou sua cura.

De acordo com a presidente da AMA, Laurenice Rodrigues Pagot, apesar de o autismo ainda não ter cura, o tratamento possibilita resultados positivos como a melhoria da interação social.

“Aparentemente, quem sofre com o problema é normal, mas algumas ações involuntárias da criança podem causar estranheza de quem está ao redor e daí o preconceito”, destacou, acrescentando que eventos como este realizado pela Casa de Leis contribuem para aumentar o nível de informação das pessoas sobre a síndrome, diminuindo assim o preconceito.

“Estamos muito agradecidos à Assembleia Legislativa e aos deputados que aceitaram caminhar conosco nessa luta pela conscientização sobre o autismo”, finalizou.

About the Author

Posted by salatiel on terça-feira, abril 03, 2012. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By salatiel on terça-feira, abril 03, 2012. Filed under , , . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Deputada Estadual Mara Caseiro Recebe homenagem da Associação dos Pais e Amigos do Autista"

Leave a reply

DESTAQUE

Atendendo Salatiel, Prefeitura Faz Manutenção de Ruas da Área Industrial

A prefeitura Municipal de Sete Quedas realizou o patrolamento das ruas que dão acesso aos lotes da Área Industrial do município. ...

V Í D E O S

V Í D E O S
Juntos Por Sete Quedas - Salatiel Da Rádio Acompanha Construção de Moradias Em Sete Quedas

Noticias de Sete Quedas e Região

Tecnologia do Blogger.

    ARQUIVO