julho 2018 - www.educadora91.com

Aprovado Projeto Que Aumenta Potência Das Rádios Comunitárias

julho 11, 2018
Aprovado Projeto Que Aumenta Potência Das Rádios Comunitárias

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia.  Geral do Plenário.  Mesa: senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); senador João Alberto Souza (MDB-MA); presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (MDB-CE);  senador Omar Aziz (PSD-AM);  senador Jorge Viana (PT-AC).  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado


O Plenário aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 513/2017, que aumenta a potência de transmissão para rádios comunitárias. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.
A proposta estabelece aumento da potência para até 150 watts, com altura irradiante não superior a 30 metros e possibilidade de acesso a dois canais específicos em nível nacional para as emissoras em frequência modulada. O relator da matéria, senador Otto Alencar (PSD-BA), destacou que houve acordo com as lideranças partidárias para aprovação do projeto. 

Potência

O texto original do projeto previa que a potência das rádios comunitárias seria aumentada de 25 para até 300 watts, com três canais designados, em vez de um, para a execução de radiodifusão comunitária voltada a uma comunidade, bairro ou vila.
O autor do projeto, senador Hélio José (Pros-DF), argumenta que o aumento da potência é necessário devido à grande diversidade geográfica do Brasil. Para ele, 25 watts são insuficientes para operação nas áreas de população esparsa, particularmente na zona rural. A ideia é viabilizar o serviço em regiões rurais, nas quais a cobertura de uma única comunidade, com moradias dispersas, exige alcance maior que o atualmente estabelecido. Segundo ele, a atual potência atinge até um quilômetro de raio de cobertura, limitando e restringindo o alcance da rádio, muitas vezes menor do que seu público potencial.
Discussão
A aprovação da matéria foi comemorada pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Segundo ela, os ajustes feitos na proposta não indicam a interferência das rádios comunitárias na faixa de transmissão destinada a rádios comerciais.
A aprovação do projeto também foi saudada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Lindbergh Farias (PT-RJ), Waldemir Moka (MDB-MS), Paulo Rocha (PT-PA) e pelo líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (MDB-RR).
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que o projeto atende a todas as rádios comunitárias espalhadas pelo Brasil. Por sua vez, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou que o projeto favorece a democratização e a participação popular. Já o senador Hélio José cumprimentou as lideranças políticas pelo apoio dado à proposição.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Celular Ao Volante É A Causa Mais Comum De Acidentes E Mortes

julho 05, 2018
Celular Ao Volante É A Causa Mais Comum De Acidentes E Mortes

distração do motorista por um período de dois segundos, em um veículo guiado a 60 quilômetros por hora, faz com que o carro percorra um trajeto de 37 metros às cegas. Além disso, a falta de atenção no trânsito fere um dos cinco elementos principais da direção defensiva que são: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

No ano passado, o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) registrou em todo o estado, 6.255 acidentes causados por falta de atenção. Número superior ao de 2016, quando ocorreram 5.910 casos. Um dos maiores motivos da falta de atenção é o celular. Falar ao celular enquanto dirige é considerado infração gravíssima, com pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Em Belém, de sete da manhã às sete da noite, a maior causa de acidente de trânsito se dá pela falta de atenção. Na maioria deles, somente com danos materiais. Isso acontece porque a partir do momento que o indivíduo abaixa a cabeça ou direciona a atenção dele para qualquer lado que tire da direção do fluxo, já está passível a um acidente”, explica o diretor técnico e operacional do Detran, Walmero Costa.  
   
Foto: Divulgação
 

Na capital, somente em 2017 foram registrados 3.120 casos de desatenção. “Tudo o que tire a atenção do motorista é nocivo, é perigoso na condução veicular. O Detran, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, realiza periodicamente campanha para a não utilização do celular durante a condução de veículos, pois sabemos que esta ferramenta é uma grande vilã causadora de acidentes”, afirma a diretora geral do Detran, Andrea Hass.

Os principais acidentes causados por essas distrações são as colisões traseiras. Geralmente o motorista quando perde a atenção ao responder uma mensagem, deixa o veículo em movimento e acaba batendo no veículo da frente.

Um dos acidentes mais perigosos, no entanto, é a colisão frontal. Nas vias de mão dupla, muitas vezes os motoristas não percebem que o veículo está saindo da faixa e acabam se chocando com o carro que vem no sentido contrário.

Para evitar as distrações o ideal é que o motorista se programe antes de sair de casa. Acorde mais cedo, tome o café da manhã para evitar comer enquanto dirige. No caso das mulheres, reserve um tempo para se maquiar antes de sair de casa e evite fazer isso no trânsito.

Ao sair com criança, sempre que possível, leve mais um passageiro no banco de trás para que possa dar atenção para ela. Calcule o tempo do seu trajeto e monte uma playlist com suas músicas preferidas, isso evita que você se distraia trocando as músicas.

G1

Sete Quedas Está Na Quarta Fase Da Copa Assomasul 2018

julho 03, 2018
Sete Quedas Está Na Quarta Fase Da Copa Assomasul 2018

Com duas vitórias nos pênaltis, a equipe de Sete Quedas superou os dois adversários que enfrentou, um deles os donos da casa, e se classificou para a quarta fase da Copa Assomasul de Futebol 2018.
Na primeira partida, na manhã desse sábado, 30 de junho, em Nova Andradina, a equipe setequedense bateu Maracaju pelo placar de 5x4 nas cobranças de penalidades máximas, após empate em 1x1 no tempo normal de jogo.
No período da tarde Sete Quedas repetiu o mesmo placar da partida da manhã, tanto no tempo normal como nos pênaltis, porém desta fez frente aos donos da casa, a representação de Nova Andradina.
No primeiro jogo o gol setequedense no tempo normal foi marcado pelo jogador Nêgo e no segundo jogo pelo Éder.
Com a classificação desse sábado em Nova Andradina, Sete Quedas já está entre as 10 melhores equipes do Estado na edição 2018 da Copa Assomasul de Futebol, que é realizada pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul com o objetivo de promover a integração entre os servidores públicos sul-mato-grossenses através do esporte.
Fonte: A Gazeta News

Jovem E Adolescente De 15 Anos São Sequestrados Na Fronteira

julho 02, 2018
Jovem E Adolescente De 15 Anos São Sequestrados Na Fronteira

A Polícia Nacional do Paraguai está investigando e procurando pistas 
sobre a jovem de 18 anos e o adolescente, de 15, sequestrados na 
tarde (27), em São Geraldo, na cidade paraguaia de Pedro Juan 
Caballero. 
Raiza Raquel Bogado Benítez como foi identificada, estava na 
companhia do menor, na casa no momento que os criminosos 
chegaram e arrombaram a residência. Segundo informações 
da polícia, a mãe de uma das vítimas relatou manifestou que 
os dois teriam sido levados à força da residência. No local, 
agentes da Divisão de Homicídios da Polícia Nacional e da 
Polícia Técnica, encontraram varias pisadas de botas.
Após o sequestro, Raiza teria chegado a telefonar mesmo já 
sequestrada, afirmando que estava próximo a um posto de 
combustíveis, que fica na divisa da cidade de Ponta Porã. 
Informações indicam que a jovem teria mantido uma discussão
 com uma mulher durante o final de semana em um local de festa,
 os investigadores procuram por pistas que identifiquem a mulher 
e os autores do sequestro, pela que na manhã desta quinta-feira 
(28), sendo realizados vários controles policiais nas ruas e 
avenidas que ficam próximo da fronteira.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial